IFA 2018: Confira aqui os principais destaques desta importante feira de tecnologia

A IFA é um dos mais importantes e fascinantes eventos de tecnologia do ano. Ocorre todos os anos em Berlim e a conferência tem em especial atenção os consumidores europeus. Porém, o evento acaba por ter importância global devido ao seu timing: costuma ocorrer no fim de Agosto ou início de Setembro, o que significa que as empresas se estão a preparar para lançar os seus produtos da segunda metade de 2018.

Vamos analisar alguns dos principais produtos a serem anunciados na feira deste ano. São várias empresas e marcas, a apresentar produtos de todos os tipos e gamas.

Smartphones, e mais Smartphones!

Foram muitos os Smartphones a serem apresentados nesta feira, dos quais podemos destacar três.

→ HTC U12 Life – A HTC lançou o seu novo modelo intermédio: O U12 Life. O U12 Life é um smartphone de 6 polegadas e resolução de 2160 x 1080. Conta com um processador Snapdragon 636 e 4GB de RAM. As câmeras são três, duas traseiras de 16MP + 5MP e uma frontal de 13MP. É um telemóvel que não impressiona, mas que é consistente para ser vendido a um preço razoável.

→ Xperia XZ3 – Seis meses após o XZ2, a Xperia vê o seu novo modelo ser lançado. A Sony aumentou o tamano do telemóvel que agora conta com 6 polegadas e uma proporção 18:9. É o maior Xperia lançado até agora. Conta com um potente Snapdragon 848 e 4GB de RAM. Surpreendentemente, a empresa decidiu colocar apenas uma câmera traseira de 19MP, mas aumentou consideravelmente o poder da câmera de selfies para 13MP.

→ Honor Magic 2 – Sobre este telemóvel, ainda temos poucas informações, mas as que temos deixam-nos com “água na boca”. A câmera frontal do Honor Magic 2 será deslizante: o utilizador poderá “esconder” a câmera para ter mais espaço de ecrã. Para além desse pormenor interessante, o Honor Magic 2 utilizará outro dos destaques desta feira: o processador Kirin 980, que é um dos grandes destaques desta feira!

E por falar nele…

Processador Kirin 980

Segundo os mesmos timings do ano passado, a Huawei anunciou durante a IFA 2018 o seu novo chipset topo de gama. Chama-se Kirin 980, e deverá estrear-se na linha Mate 20. É o primeiro chip de 7nm do mundo e deverá ter mais desempenho e economia de energia do que o Kirin 970.

Por dentro, o Kirin 980 possui oito núcleos, sendo dois Cortex-A76 para desempenho e mais dois Cortex-A76 “eficientes em termos de energia”. Embora a Huawei não tenha confirmado, acredita-se que estes dois últimos possuem clock menor e utilizam a tecnologia DynamIQ da ARM, formando um único núcleo no final. Os outros quatro núcleos são Cortex-A55 de baixa potência.

Projectores para gaming ou cinema em casa da Sony

A Sony apresentou três novos projectores 4K com alguns recursos muito interessantes. Os gamers, fãs de desporto ou cinéfilos com certeza ficarão muito interessados nestes projectores que, no entanto, não serão para todas as carteiras!

Os novos modelos oferecem 4K real a 60 fps (não com interpolação 4K, como o Benq HT-2550 e outros modelos económicos), capacidade de cores e HDR de 10 bits, perfeitos para streaming Blu-ray e Netflix em 4K. São os melhores para jogos, graças a um novo recurso de “redução de latência”, embora a Sony não tenha especificado exatamente o quão melhor. Por fim, há um novo recurso de suavização de frames 4K “Motionflow”, que não é adequado, de todo para filmes (sério, desligue mesmo), mas mais adequado para desportos de movimento rápido.

Os preços não foram anunciados, mas não deverão estar abaixo dos 4 mil euros em nenhum dos modelos…

Bosch revela um monitor e-bike robusto para bicicletas

Um monitor que resiste a água, choque, sujidade, poeira, quedas… O tipo de monitor que possa ser colocado numa bicicleta sem o medo de que se parta à primeira contrariedade. Esta é a ideia da Bosch, que revelou um monitor pensado para as bicicletas elétricas.

O dispositivo oferece todas as funções de que um piloto desportivo pode precisar. O pequeno display colorido e resistente a riscos é controlado por um painel externo, mas conta obviamente, com um feedback tátil, fornecendo dados relativos a velocidade, desempenho do piloto, frequência cardíaca (com um sensor visível), capacidade da bateria, entre outros aspetos.

Lenovo Yoga C630 – o primeiro notebook com processador Snapdragon 850

Em 2016, surgiram os primeiros notebooks no mercado a utilizar tecnologia da Qualcomm. Porém, ainda não existia nenhum com o potente Snapdragon 850. Esse notebook chegou agora.

A famosa linha Yoga da Lenovo terá agora o C630, um notebook com ecrã táctil que também “pode fazer” de tablet (como é habitual na linha Yoga). A linha Yoga da Lenovo não se destaca por hardware muito potente, mas tem conseguido sucesso devido a preços accessíveis e à versatilidade dos modelos. O Lenovo Yoga C630 promete melhorar a performance em relação aos antecessores, mantendo a transportabilidade e os variados tipos de uso que tem garantido sucesso a esta linha da Lenovo.

Samsung e LG competem no mundo das Televisões

Quarta-feira, a Samsung apresentou ao público a sua primeira TV QLED 8K disponível para o consumidor na IFA. Por outro lado, era de esperar que LG não fosse deixar o seu rival coreano usufruir do momento de glória. Como tal, ontem, a LG anunciou a sua própria televisão OLED de 88 polegadas e 8K.

Esta televisão da LG de facto impressiona e não há precedentes para um “monstro” destes no mercado. Porém, por agora não passa de anuncio, e não temos nem data de lançamento nem preço para este impressionante televisor.

Estes são alguns dos destaques em mais um ano de feira

Este ano, a IFA provou mais uma vez porque é que é das feiras de tecnologia mais importantes do mundo. Foram imensos produtos de tecnologia das mais variadas marcas que com certeza marcarão os próximos tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here