IFA 2012: Tecnologia já permite mudar de canal com o olhar

mudar de canal com o olharUma empresa sueca trouxe ao IFA 2012 uma tecnologia que permite controlar várias funcionalidades da televisão com o olhar, como mudar de canal ou aumentar o volume.

São muitas as novidades presentes no IFA 2012, como o Samsung Galaxy Note 2, as televisões de 4k de resolução ou os vários tablets com Windows 8, no entanto esta tecnologia de controlar as funcionalidades da televisão com o olhar poderá ser o futuro substituto do comando.

Esta tecnologia foi apresentada pela empresa sueca Tobii Technology, em parceria com a chinesa Haier, que deram a conhecer uma televisão que reage e controla funcionalidades através do olhar. Na realidade, esta tecnologia não é totalmente nova, pois já é possível esta tecnologia para pessoas com deficiências motoras, no entanto o objetivo da tecnologia apresentada é servir para todos, substituindo o comando remoto. A Tobbi já utiliza esta tecnologia em computadores.

Segundo a BBC, o sistema de sensor não está integrado na televisão, mas sim entre a televisão e o utilizador, ao contrário de tecnologias de resposta a gestos ou a voz, como foram apresentadas no CES 2012.

No entanto esta tecnologia já apresenta desvantagens, como para as pessoas que usam óculos, ao qual o sensor não será tão eficiente, ou que o sensor terá de ser calibrado para diferentes tipos de utilizadores antes de ser utilizado.

Apesar de não haver certezas da sua comercialização, a Tobii Technology pretende que esta tecnologia chegue com um produto de grande consumo no início de 2013.

Será este o substituo do Comando?

Veja também...

Deixe o seu comentário