IFA 19: Huawei oficializa o Kirin 990, o processador do Huawei Mate 30

Red Magic 6S

Como já nos temos habituado, a Huawei anuncia o seu processador móvel de próxima geração, o HiSilicon Kirin 990. Ele ainda é construído no processo de 7 nm, mas foi ligeiramente aprimorado para melhorar a eficiência. O chipset utiliza o novo nó de 7nm FinFET Plus EUV da TSMC e, segundo consta, o próximo chip A13 da Apple usará o mesmo processo de fabricação.

A Huawei está apresentando muitas inovações no seu principal processador móvel. Embora a Samsung já tenha anunciado o seu processador integrado com  5G, o Exynos 980, o primeiro com esta integração a chegar ao mercado deverá ser o Kirin 990 apresentado hoje, já que já na próxima semana será apresentado o Huawei Mate 30 e, por norma, poucas semanas depois estará disponível no mercado, enquanto a Samsung ainda nã oanunciou qualquer equipamento que utilize o novo processador.

Até agora, os processadores com capacidade para 5G eram acompanhados com modems 5G, enquanto o Kirin 990 vem com um modem integrado – como um verdadeiro SoC deve ser. Isso garante um consumo de energia mais otimizado e menos uso de RAM. É também o primeiro SoC com mais de 10,3 bilhões de transistores.

A empresa promete que seu Kirin 990 é o sistema mais poderoso e mais compacto de um chip atualmente. Ele deve ser 26% menor que o Snapdragon 855 da Qualcomm e 36% menor que o Exynos 9820 da Samsung. Ao mesmo tempo, o processador interno utiliza 8 núcleos – dois Cortex-A76 a 2,86GHz, dois Cortex-A76 a 2,36 GHz e quatro Cortex-A55 a 1.95GHz que deve superar o Snapdragon 855 em 10% em testes de singlecore e 9% em testes de múltiplos núcleos, segundo a apresentação da Huawei.

Além disso, o processo 7nm + EUV permitiu à Huawei otimizar ainda mais a eficiência de energia e, comparado à solução da Qualcomm, o Kirin 990 oferece uma eficiência12% melhor do núcleo mais poderoso, enquanto os outros alcançam ganhos de de 15% a 35%.

Para tarefas graficamente intensivas, a Huawei repete a utilização daG PU Mali-G76, já presente no Kirin 980, mas desta vez com mais 6 núcleos, totalizando 16 e ainda oferece cache inteligente para jogos. Dessa forma, a largura de banda da GPU para DDR é melhorada em 15%, enquanto o consumo de energia da DDR é reduzido em 12%. O resultado final é um desempenho gráfico 6% melhor que o Adreno 640, segundo a Huawei.

Passando para a parte da inteligência artificial, a Huawei também melhorou. Conta com um NPU quad-core e é construído na nova arquitetura Da Vinci, melhorando o desempenho e a eficiência ao mesmo tempo. Ele usa a mesma lógica que as CPUs padrão nos SoCs de hoje – Big-Core para tarefas que exigem IA e Tiny-Core para computação não tão intensa.

A Huawei diz que o NPU é tão poderoso que você pode renderizar vídeos em tempo real com base na nova segmentação de várias instâncias em tempo real. Curiosamente, a variante 5G será equipada com configuração de núcleo duplo Big Core + Tiny para o NPU, enquanto o SoC não-5G se contentará com uma única configuração Big Core + Tiny Core, oferecendo desempenhos diferentes. Além de sua própria plataforma HiAI, a NPU também pode trabalhar com as plataformas Tensorflow do Facebook e Android NN do Google.

O NPU também foi colocado para trabalhar com o ISP para obter melhor qualidade de imagem e recursos adicionais. Um deles é a redução de ruído de vídeo e foto, sendo que no vídeo, o processador é capaz de gravar vídeos HDR de 8K a 30fps, portanto poderemos ver equipamentos muito interessantes da Huawei nos próximos tempos.

Para ajudar no processamento e no consumo de energia, a Huawei também introduziu o novo co-processador Kirin A1 para lidar com conectividade Bluetooth, aplicações de baixa energia e descodificação de áudio. É uma unidade independente de gerenciamento de energia que irá permitir melhor eficiências e consumos dos equipamentos móveis.

Deve ser já no próximo dia 19 de setembro que a Huawei deverá apresentar o Huawei Mate 30 e, asism, o primeiro equipamento com o novo processador Kirin 990 mas, certamente, outros equipamentos virão, também da Honor.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here