IFA 19: CinemaWide presente no Sony Xperia 5, melhor desempenho em vídeo e áudio?

O sucesso da Sony no mundo da fotografia, do cinema e até dos modernos equipamentos de som é conhecido. Os smartphones da marca nipónica foram um sucesso durante alguns anos, mas têm-se perdido entre a concorrência.

Conseguirá o Xperia 5 voltar com a hegemonia de outrora? Regressa agora, a Sony, aos seus tempos aureos? A marca japonesa aproveitou a feira internacional de tecnologia de Berlin, a IFA, que se encontra a decorrer desde 06/09 até 11/09 para apresentar ao público e ao mercado de consumo, o seu novo equipamento de alta/média-gama.

Xperia 5 conta com o CinemaWide e o Snapdragon 855

Entre as demais especificações, os destaques deste equipamento são, o ecrã OLED, os módulos fotográficos e modo CinemaWide, a inclusão de compatibilidade de HDR e de som através da tecnologia Dolby Atmos e o processador.

Especificações do Sony Xperia 5, o sucessor do X1

  • Ecrã: 6.1″ OLED FHD+ 21:9 HDR
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 855
  • Conectividade: 4G + Bluetooth 5.0 (não referenciado)
  • Memória: 6GB RAM + 128GB ROM (expansível com MicroSD até 1TB)
  • Câmera traseira: MAIN WIDE 12 MP + TELEPHOTO 12 MP (Zoom Ótico x2) + ULTRAWIDE 12 MP
  • Câmera frontal: MAIN WIDE 8 MP
  • Áudio: Stereo Speaker + 24-bit/192kHz áudio + Dolby Atmos
  • Carregamento: Fast charging 18W
  • Bateria: 3.140 mAh
  • Certificação IP65 e IP68
  • Outros: A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, Sensor biométrico (na lateral)
  • OS: Pie 9.0
  • Possibilidade de utilizar PS4 Remote Play
  • Dimensões: 158 x 68 x 8.2mm
  • Peso: 164g

Este equipamento apresenta-nos o verdadeiro poder de um ecrã OLED num formato cinemático, porque um rácio 21:9 apenas encontramos em alguns, poucos monitores e nas telas e filmes de cinema.

Como se não bastasse, o processador X1 desenvolvido para o departamento de televisões da marca nipónica traz-nos a remasterização HDR para tudo o que assistimos no telemóvel (mesmo que a origem não esteja no formato SDR). O processador da Qualcomm, o Snapdragon 855, um dos mais recentes e potentes do mercado faz as delícias da casa, pois combina o poder da inteligência artificial na fotografia e mesmo na qualidade de imagem do ecrã.

Por sua vez, a opção de incluir um sensor biométrico de impressão digital na lateral do equipamento revela-se um pouco desatualizado, mas não tanto como colocá-lo na traseira. Não esperavamos encontrar um sensor que não fosse “in-display” para um smartphone desta gama, o que se revela desapontante e obviamente um ponto negativo.

Particularidades do sensores fotográficos do Xperia 5

Módulo (Triple-Camera) Traseiro
Módulo Frontal
  • MAIN WIDE 8 MP com abertura de f/2.0 e 1.12µm, HDR
  • Gravação: [email protected] (5-eixos gyro-EIS);

Particularmente, o destaque dentro dos sensores fotográficos, bem como, do software utilizado no Sony Xperia 5, vai para a tecnologia “eye-tracking“. Como refere a marca japonesa, «[…] em fotografias de retrato, é importante focar com precisão nos olhos do alvo. Através da inovadora tecnologia eye-autofocus das câmeras Alpha da Sony, conseguirá, agora com o seu Xperia 5 tirar magnificos retratos de familiares e amigos». O CinemaWide permite que através de todos os tipos de tecnologia existentes no Xperia 5 relativamente a fotografia e som sejam utilizados de modo a proporcionar uma experiência cinematográfica (HDR, 21:9 ratio e Dolby Atmos) quando utilizada a ferramenta de gravação de vídeo.

Outros detalhes importantes mostrados na IFA 2019 foram, em primeiro a melhoria do software de “smart-connectivity” da Sony, que usa um algoritmo “deep-learning” para captação de sinais de Wi-Fi e análise conexões instáveis. Assim, o algoritmo permite que o smartphone alterne entre a conexão Wi-Fi e os dados móveis do equipamento de modo a garantir uma experiência de navegação e utilização da internet (para transferência de dados).

Rumores apontam para que este novo dispositivo terá o seu preço abaixo dos 800€. Como sugerem informações que, ao que parece, no Reino Unido irá ter um custo de 699£, ou seja, cerca de 750€. Por agora, resta-nos apenas aguardar por mais informações por parte da Sony nesse sentido após a IFA 2019. Continue a acompanhar a nossa cobertura de um dos maiores eventos de tecnologia de consumo, que se encontra a decorrer em Berlim, a IFA 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here