Identificado malware que consegue ler mensagens do WhatsApp

 

O sistema Android está agora sob um novo ataque devido a um novo malware chamado ZooPark, identificado pela Kaspersky. Segundo a empresa de segurança, este malware é tão perigoso que consegue até traduzir mensagens de comunicações encriptadas como as do WhatsApp.

O ZooPark é definido enquanto um malware de quarta geração para Android. Já existiram outras versões deste malware, mas a mais recente é considerada de longe a com mais potencial de destruição. “De um ponto de vista técnico, a evolução do ZooPark mostrou um progresso notável: desde as muito básicas primeiras duas versões, a alteração comercial para spyware na terceira versão e a versão complexa de spyware que é a versão quatro. Este último passo da evolução é especialmente interessante, mostrando um grande passo (…) para um malware altamente sofisticado”.

Android considerado menos seguro que o iOS

O sistema Android é considerado, genericamente, menos seguro que o seu “rival” iOS. Existe mais malware a circular para Android e existem mais registos de ataques com sucesso ao sistema Android.

O que é que o ZooPark consegue fazer?

O ZooPark consegue roubar qualquer informação de um telemóvel Android espiando em todas as funcionalidades e aplicações instaladas. Mas, como já foi referido, o que torna este malware “especial” é a sua capacidade de traduzir algumas mensagens encriptadas.

Entre a informação que este virus consegue captar encontra-se a lista de contactos, a lista de chamadas, a história do browser e de pesquisas, fotografias, vídeos, gravações audio, conversas etc.

Devo estar preocupado?

Neste momento, não existe nenhum motivo para alarme. Apenas se encontram registadas 100 vítimas do ZooPark, o que indica que o vírus ainda não se encontra em larga utilização. Porém, isto não retira nenhum peso ao potencial destrutivo do malware. Uma vez introduzido num sistema, só um antivírus muito eficiente ou uma reinstalação total do sistema operativo poderão resolver o problema (sendo que nessa altura já muita informação terá sido roubada).

Fonte: News4c

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here