ICANN publica novos pedidos de domínios, PT quer .meo e .sapo

A ICANN, gestora dos domínios da Internet, anunciou que houve 1.930 pedidos de novos domínios, a Google pediu 101 domínios e a Amazon 76 nomes.

Pelo que parece, a ICANN vai encaixar uma elevada receita com os novos domínios que estão a criar. O anúncio foi feito no ano passado no mês de Junho e um ano depois, a ICANN divulgou a lista de todos os pedidos no seu site.

A Google é uma das empresas que mais propostas apresentou, como o .google e .youtube , com seria previsível, mas também apresentou propostas para o .and, .boo, .dad, .new. e .music.

A Amazon também é uma das que mais domínios quer, .music, que vai “combater” com o Google, ou o .app são alguns dos domínios. Aliás, o .app é o domínio que mais propostas obteve, 13 no total. A Apple, por seu lado, só terá o .apple.

Mas também há uma empresa portuguesa entre os candidatos, a Portugal Telecom apresentou propostas por .meo e .sapo, tendo em conta que não teve concorrentes, certamente que deverá obter os novos domínios.

Os brasileiros também tiveram em força, com 11 pedidos de novos domínios. Por exemplo, a Vivo pretende a .vivo e a Natura quer o .natura. A Globo e a UOL não ficaram de fora, e também querem o seu nome no domínio.

Para as empresas poderem estar nesta lista, tiveram de pagar 185 mil dólares (Sim a Google pagou tudo isso para tentar cada um dos 101 novos domínios). Depois e aceite, deverão ter um custo de 25 mil dólares anuais, para manter o domínio.

Nos próximos 60 dias, os domínios propostos estão sueitos a uma consulta publica e a contestação. Quanto aos vários pedidos para os mesmo domínios, a ICANN vai permitir que as empresas tentem chegar a um acordo, mas se isso não acontecer vão avançar para um leilão.

Com todas estas burocracias, só para o início de 2013 é que os primeiros domínios serão ativados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui