IBM pretende construir um computador quântico universal

Soa a ficção científica, mas acreditem que não é. Pois hoje em dia, as empresas já podem comprar um computador quântico, pelo menos tecnicamente. Porque não é o mesmo que um computador de uso geral. O que antigamente eram tarefas impraticáveis, agora poderão estar ao alcance.

Mesmo sem perceber nada sobre quântica, só de ouvir a palavra associada a computador, soa algo muito profissional e especializado. Mas, tal como no passado houve os pioneiros, a IBM também quer fazer historia ou, pelo menos, é essa a ideia.

A IBM pretende construir o primeiro computador quântico universal comercial. A ideia é construir um sistema com cerca de 50 Quantum bits quânticos (a experiência quântica começou com 5 e agora simula 20) nos próximos anos. E para se ter uma ideia, 50 Quantum bits seriam muito mais potentes e poderosos que os melhores super computadores a trabalharem certos cálculos.

Mas não julgue que vai poder usar este computador quântico. Esta máquina quântica está destinada a clientes da área dos negócios e da ciência, que tenham problemas muito específicos que precisem de solução. Com isto em mente, a IBM, está a ajudar parceiros de pesquisa como a Canon, Hitachi Metals, Honda, JSR, NAgase e Samsung a explorarem os potenciais usos para esta nova tecnologia.

Sendo que, segundo a própria IBM, o mais excitante, não é o desempenho conhecido, mas sim as possibilidades. Pois ninguém sabe qual é a verdadeira extensão das capacidades de um computador quântico universal. Ou seja, é bem possível, que seja capaz de resolver problemas que nem sequer ainda estão na mesa.

Para já, o maior desafio, é criar um “mapa” tangível para a produção, e conseguir desenvolver uma coisa que seja não só suportável a nível financeiro, como pratico, para ser usado, sem ser por especialistas.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui