IA na Europa pode custar à economia 31 mil milhões de euros

Foi projetada uma nova lei para regular a inteligência artificial na Europa, esta nova lei pode acabar por custar à economia da UE 31bilhões de euros nos próximos cinco anos, de acordo com um relatório do Centro de Inovação de Dados de Washington divulgado no domingo.

A Lei da Inteligência Artificial é uma proposta de lei apresentada pela Comissão Europeia, o braço executivo da UE será a “regulamentação mais restritiva do mundo sobre IA”, de acordo com o centro.

“Isso não apenas limitará o desenvolvimento e uso da IA na Europa, mas também irá ter custos significativos às empresas e consumidores da UE”, disse a organização no relatório.

O Center for Data Innovation argumenta que uma pequena ou média empresa com um faturamento de 10 milhões de euros enfrentaria custos de até 400.000 euros se implantasse um sistema de IA de alto risco.

blank

“Essa designação abrange uma ampla faixa de aplicações potenciais de infraestrutura crítica a treinamento educacional e vocacional, submetendo-as a uma série de requisitos antes das empresas as colocarem no mercado”, disse o centro.

“A Comissão afirmou repetidamente que o projeto da legislação da IA apoiará o crescimento e a inovação na economia digital na Europa, mas uma análise econômica realista sugere que o argumento é falso, na melhor das hipóteses”, disse Ben Mueller.

A IA já está a ser usada para impulsionar produtos para empresas como Google, Apple e Facebook, mas legisladores na Europa estão preocupados com seus impactos.

Embora a tecnologia tenha o potencial de ser uma força para as áreas da saúde ou modelagem climática, ela também pode ser usada em armas mortais. A vinda da IA podem podem erradicar milhões de empregos.

O Center for Data Innovation faz parte da Fundação de Inovação e Tecnologia da Informação, sem fins lucrativos e apartidária, que é apoiada por empresas como a Amazon, Apple, Microsoft e NBCUniversal.

Fonte: CNBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here