IA melhor que médicos a detectar cancro da mama

Red Magic 6S

Já sabíamos que a Inteligência Artificial consegue ser melhor que os humanos em muitas coisa. Desde as vitórias do Deep Blue nos anos noventa até às Alexas dos nossos dias, passando por todos os computadores que derrotaram humanos em todos os jogos onde se achava impossível e todos os que nos vão substituindo em tarefas que, admitamos, eles executam melhor que nós.

Agora um estudo publicado na revista Nature vem demonstrar que a IA também consegue detectar cancros da mama com maior precisão que os médicos.

Getty Images

Os rastreios ao cancro da mama são feitos recorrendo a raios-X. Mas muitas vezes é difícil analisar as imagens com precisão devido à existência de tecido mamário denso que pode ocultar potenciais tumores.

Segundo a Nature, esta foi uma das razões que tem motivado os especialistas a desenvolver sistemas de inteligência artificial que melhorem a precisão dos diagnósticos.

No estudo, foram usados dados de 25,856 mulheres do Reino Unido e 3,097 nos Estados Unidos para treinar o sistema de IA. O sistema foi depois usado para identificar a presença de cancro em mamografias de mulheres que ou tiveram biópsias positivas ou tiveram resultados normais em novos raios-x.

Segundo os autores do estudo, o sistema superou tanto os radiologistas que analisaram as primeiras mamografias como as decisões de 6 radiologistas especialistas que analisaram 500 amostras num estudo controlado.

Houve uma redução de 1,2% de falsos positivos (quando a mamografia é incorrectamente assinalada como anormal) e de 2,7% de falsos negativos (quando um tumor não é detectado).

Isto não quer dizer que o sistema esteja pronto para substituir os médicos por completo.

No entanto, o uso deste sistema nalguns diagnósticos pode significar que os médicos podem ter mais tempo para outras tarefas. O Prof. Ara Darzi, co-autor do estudo, disse à BBC que “(…) [O estudo] terá um impacto significativo na melhoria da qualidade da avaliação e também irá libertar os radiologistas para que façam tarefas ainda mais importantes”.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here