Hyundai anuncia o novo Ioniq 5 2022

Recentemente a Hyundai revelou o seu novo SUV, o Ioniq 5. Um carro que segundo a marca sul-coreana invoca o espírito do primeiro modelo da marca, o Hyundai Pony de 1975. Este novo modelo será produzido na plataforma de produção equivalente à do 45 Concept apresentado em 2019 no salão de Frankfurt.

A primeira coisa que salta logo à vista é o design da carroceria, que contem linhas e ângulos mais retos do que os outros modelos que a marca nos tem vindo a apresentar nos últimos anos. Para adicionar a este visual o Ioniq 5 também terá câmaras no lugar dos retrovisores (mas sendo que estas ainda não são legais em todos os países o carro também já foi apresentado com espelhos).

Ainda no exterior, o carro conta com jantes de 20 polegadas otimizadas para fluxo de ar, muito semelhantes às do concept car já mencionado. Os faróis estilo pixel tanto traseiros como dianteiros são LED e o capô foi desenhado para ser tão largo como o carro, para cortar não só no número de painéis utilizados mas também nos espaços abertos entre os mesmos. Por fim o Ioniq 5 conta com portas de carregamento em ambos os lados para maior comodidade do utilizador.

Em termos de motorização o cliente terá algumas opções à sua escolha. Poderá escolher entre tração traseira ou integral (sendo que esta segunda opção irá conter dois motores) e ainda poderá escolher entre a bateria de 58 kWh ou a de 72.6 kWh.

Caso escolha a bateria de menor autonomia em conjunto com a tração traseira então estará a olhar para um pacote que oferece 168 cavalos (125 kilowatts) e atinge os 0-100 Km\h em 8,5 segundos. Se pretender adquirir a bateria de menor potência com o pacote de tração integral, então receberá 161 cavalos (120 kilowatts) do motor traseiro e 71 cavalos (53 kilowatts) no dianteiro, sendo que a soma dos dois motores acaba nos 232 cavalos (173 kilowatts), baixando assim o tempo de aceleração dos 0-100 Km\h para 6,1 segundos.

Finalmente, se decidir escolher tração integral em conjunto com a bateria de maior potência receberá 208 cavalos (155 kilowatts) do motor traseiro e 94 cavalos (70 kilowatts) do dianteiro para um total de 302 cavalos (225 kilowatts) e uma aceleração dos 0-100 Km\h em apenas 5.2 segundos.

Em termos de carregamento a bateira consegue ser carregada dos 10% aos 80 % em apenas 18 minutos, devido às capacidades de carregamento de 800 V ao usar um carregador de 350 kWh.

O interior do Ioniq 5 é bastante espaçoso devido à distância entre eixos. Sendo que se trata de uma plataforma de veículo elétrico a Hyundai aproveitou-a ao máximo adotando um piso completamente plano. Os bancos dianteiros são reclináveis e e incluem um apoio reclinável para as pernas, estilo poltrona. Os engenheiros da marca coreana também tiveram oportunidade de instalar uma consola central deslizante, que acaba por deixar o condutor atravessar para o banco do pendura sem qualquer problema e vice-versa. O porta-bagagens possuí uma capacidade de 531 litros que pode ser expandida até aos 1600 litros caso os bancos traseiros sejam dobrados.

Como se trata de uma plataforma desenhada exclusivamente para veículos elétricos, debaixo do capô também existe um segundo porta-bagagens com 57 litros de capacidade. Caso escolha a versão com tração integral a capacidade deste segundo porta-bagagens desce para os 24 litros devido à presença do motor frontal.

O habitáculo conta ainda com a presença de dois ecrãs de 12 polegadas cada, um para entretenimento a bordo e o segundo utilizado exclusivamente como painel de instrumentos. A manete de seleção de marcha encontra-se montada atrás do volante, devido à montagem da consola central já mencionada, e o condutor terá ainda acesso a um heads-up display com suporte de realidade aumentada. Por fim, uma opção que será disponibilizada durante a compra do novo veiculo elétrico será o tejadilho solar, que ajudará na eficiência do carro transferindo para as baterias a energia solar recolhida.

O Hyundai Ioniq 5 2022 será lançado ao público perto do último trimestre de 2021 e será o primeiro modelo da nova sub-marca Ioniq. Novas versões estão já programadas para o próximo ano e ainda um futuro modelo, o Ioniq 6.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here