Huawei P30 e a sua lente periscópio

No anúncio official da Huawei do seu P30 o destaque foi o incrivel zoom óptico de 5x da câmera, não zoom digital mas zoom óptico real.

Nos smartphones de última geração, como  o Galaxy s10 e o iPhone XS, o zoom óptico é de apenas 2x. Normalmente na parte de trás do telemóvel existe um segundo sensor e uma lente, que oferece a opção entre a lente padrão de 1x e extra de 2x. As lentes de zoom ocupam muito espaço, razão pela qual não há grandes multiplicadores de zoom nos smartphones. Existem uma série de lentes menores dentro de uma lente de zoom, que para alterar a distância focal se movem dentro do corpo da lente. Uma distância maior entre as lentes originará um multiplicador de zoom maior.

O espaço é uma das preocupações na concepção dos smartphones. Imagine ter de encaixar uma pilha vertical da tela, o sensor CMOS e a lente com uma altura de 8mm, como é possivel haver espaço?

O zoom óptico de 5x da Huawei deve-se ao design de periscópio. Por fora parece uma lente normal mas internamente os componentes dão uma volta inteira de 90 graus desde a tampa da lente, estando o sensor CMOS e os componentes da lente zoom dispostos horizontalmente, deixando ainda“imenso”espaço horizontal no telemóvel.

Apesar do grande recurso da câmera ser o seu zoom óptico, existem quatro câmeras na parte de trás do P30 Pro, com uma câmera principal de 40MP que usa um sensor tipo 1 / 1,7 polegadas que, quando medido na diagonal, o tornaria 32% maior do que os sensores de 1 / 2,55 polegadas do Galaxy S10 ou iPhone XS., uma angular de 20MP, a teleobjetiva de 5MP e de 8MP e uma câmera com sensor de profundidade.

à frente, possui uma única câmera de 32MP no meio da tela. O seu visor é de OLED de 6,47 polegadas com lados curvos e uma resolução de 2340×1080. Também tem um leitor óptico de impressões digitais e quanto ao “fone” de ouvido está embutido na tela não estando à vista.

Este novo recurso que a  Huawei apelida de “Huawei Acoustic Display Technology” não explicando a tecnologia em si. Parece ter um eletroíman que faz a tela vibrar para produzir o som para que quem esteja ao nosso lado não consigo ouvir quem está  a falar do outro lado.

O SoC tem um processador Kirin 980 produzido pela Huawei.  Com um chip de 7mm com dois núcleos baseados no Cortex-A76 rodando a 2.6GHz, outros dois rodando a 1.92GHz, e quatro núcleos Cortex-A55 de 1.8GHz.

O P30 Pro terá opções com 6 ou 8 GB de RAM e as opções de armazenamento são 128 GB, 265 GB ou 512 GB. O telefone possui resistência à água e poeira IP68, NFC, carregamento sem fio, carregamento com fio de 40W e uma bateria de 4200mAh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here