Huawei MateBook D16: nova aposta nos computadores

O Huawei MateBook D 16 consolida a aposta da marca chinesa no panorama internacional de computadores portáteis (laptops), visando a qualidade, o design apelativo & minimalista, mas sobretudo, a versatilidade da oferta. Este produto reflete o empenho da Huawei na diversificação dos produtos que têm vindo a ser oferecidos pela marca, sobretudo em território luso depois da crise organizacional resultante das sanções aplicadas à fabricante no âmbito da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Fortemente penalizados na área dos smartphones, a Huawei, aproveitou a oportunidade para expandir os seus horizontes e colocar os olhos nos produtos que podem complementar o ecossistema da marca – seja nos wearables, nos portáteis e até nos monitores – e que tem permitido que a fabricante consiga restruturar-se e permanecer no mercado. Este laptop não é diferente e apresenta-se enquadrado num segmento alto, digno das especificações que abarca.

Dotado de um i7 de última geração (12ª), Intel Iris Xe Graphics, 16GB de RAM e 1TB de armazenamento interno em conjunto com um ecrã de 16”, este portátil é capaz de satisfazer as necessidades mais prementes da grande maioria do público. É certo que não é próprio para jogar, e cremos acreditar que quem procura este tipo de proposta procura utilizá-lo para trabalho e lazer. Talvez algumas ferramentas de produtividade? Séries? Navegação na internet?

Huawei MateBook D16

O matebook d 16 opta por especificações de referência contando com 356,7 mm de largura, 248,7 mm de profundidade e uma altura de 18,4 mm. O produto pesa em torno de 1,7 kg – o que o coloca em pé de igualdade com a maioria dos equipamentos – e que não sendo ultra leve, também não se afigura como massivo. E para que nunca sita falta das potencialidades móveis do computador, este conta com uma bateria de 60 Wh (potência nominal) que se for idêntico aos antecessores deve permitir uma autonomia muito perto das 9 horas.

Este produto integra Windows 11 Home, de série, para que sinta que está o mais atualizado possível – tanto a nível de hardware como de software – que desbloqueia todo um mundo de possibilidades, mas sobretudo, por se tratar de um sistema operativo mais leve do que o Windows 10 e por isso, mais rápido tanto a ligar (o portátil) como a navegar pela interface e execução dos programas. É um SO que reforça também a relação com as ferramentas de produtividade que mais gosta, facilitando-lhe a vida.

Se as especificações de desempenho são importantes, a Huawei também teve em atenção um requisito bastante relevante, o ecrã e as suas bordas reduzidas para que não sinta o efeito de portáteis com molduras exageradas (algo do passado), tendo conseguido um aproveitamento de rácio screen-to-body (ecrã/corpo) de 90% numa proporção de 16:10 ao invés do tradicional 16:9 (encontrado na maioria dos ecrãs).

Deste modo, a marca chinesa opta por incluir um painel de 1920 x 1200 pixeís (em vez dos tradicionais 1080p). Alcançando uma potência luminosa de 300 nits, o painel dispões ainda de uma tecnologia de baixa emissão de raios de luz azul – prejudiciais para o olho humano e que têm sido uma prioridade para cada vez mais fabricantes – que se afiguram como promissores no mercado dos laptops. Além disso, conta com uma palete de cores 100% sRGB (para maior fidelidade) e um dispõe de um ângulo de visualização máximo de 178º.

Huawei MateBook D16

Para que nunca sinta falta de ferramentas para um excelente reunião online, o Huawei MateBook D16 conta ainda com 4 microfones (para melhor captação da sua voz) e 2 colunas (stereo sound), para além disso, como a imagem é importante, a resolução da câmera é Full-HD (1080p) e, graças ao software da Huawei, permite acompanhar os seus movimentos em uma apresentação, por exemplo.

No âmbito de uma campanha que a marca está a fazer, o portátil (laptop) está a ser comercializado por 1.299,00€ e oferece um monitor (externo) de 23.8” de 60 Hz – que pode servir como segundo ecrã do portátil – que pode ser ligado através de uma porta USB-C no MateBook que permite ligações do estilo DisplayPort.

Claro está que, para além disto, o D16 conta ainda com outra porta USB-C, uma USB 3.2, uma USB 2.0, uma 3.5 mm (jack de áudio) e uma HDMI para quem não queira usar a USB-C. Para os mais desastrados, é ainda oferecido o pacote Huawei Care que engloba uma proteção do ecrã contra danos acidentais de 6 meses (que poderão ser extendidos por mais tempo por um valor contratado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui