Huawei Mate 10 Pro: o smartphone que quer ser MESMO inteligente

Foi no passado dia 16 de outubro que a Huawei apresentou em Berlim a sua nova aposta no segmento móvel, mais uma vez com um excelente dispositivo que além de especificações topo de gama, destaca-se por ter uma vertente fortíssima na inteligência artificial. Este é o novo Huawei Mate 10 Pro, que chegará a Portugal no dia 23 de novembro.

O Huawei Mate 10 Pro é um smartphone que tenta acompanhar as mais recentes tendências, com redução ao mínimo das margens do equipamento, bem como melhorar as câmaras do equipamento. No entanto, isso é uma tendência que todos estão a tentar seguir, por isso a Huawei quis destacar-se numa outra vertente, a Inteligência artificial, e é nessa área que a fabricante chinesa aposta com o Mate 10 Pro.

Especificações

Para começar, vamos conhecer as especificações do equipamento, com um ecrã de 6 polegadas com resolução 2K, de 2160×1080p, numa vertente de 18:9. O processador é o novo Kirin 970 octa-core (4*Cortex A73 2.36GHz + 4*Cortex A53 1.8GHz), com a GPU Mali G72 MP12, uma NPU (o tal processador de inteligência artificial) e acompanhado do co-processador i7. Conta também com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

O smartphone conta com Dual SIM e com as mais recentes tecnologias wifi e 4G, Bluetooth 4.2, USB-C, NFC, proteção a água e pó IP67, EMUI 8.0 baseado no Android 8.0 Oreo e uma bateria de 4000 mAh. Dois pontos importantes, não tem jack para auriculares e não tem suporte para microSD.

As câmaras traseiras são compostas por dois sensores, um de 20MP monocromática e 12MP RGB com abertura f/1.6, o que é uma excelente abertura para um smartphone. Conta com estabilização ótica, flash duplo, zoom híbrido 2x e gravação 4K. A câmara frontal é de 8MP com abertura f/2.0.

O Huawei Mate 10 Pro está mais inteligente

A Huawei torna os seus smartphones mais inteligentes, com a ajuda dos vários processadores e do NPU, uma unidade de processamento Neural como indicámos na apresentação do Kirin 970. Assim, o Huawei Mate 10 Pro será capaz de reconhecer 14 tipos de cenário de imagens e ajustará as configurações da câmara automaticamente, isto é, será capaz de reconhecer o que estamos a fotografar, se é comida, se é uma pessoa ou se é uma paisagem.

Este sistema continuará e melhorará funcionalidades já presentes nos equipamentos anteriores, como a gestão de aplicações de forma a que o consumo de bateria seja otimizado, ou que o smartphone não se torne lento com o tempo, funcionalidades antes feitas através da Cloud, mas com a nova NPU são feitas internamente, o que melhora, em última análise, a rapidez do processo e a segurança, para que os nossos dados não andem, sabe-se lá, pela internet fora.

Uma das características inovadoras do Huawei Mate 10 é o que eles chama de Smart Screen, um sistema concorrente ao Continuum da Microsoft ou ao DeX da Samsung. Este sistema permite que, ao ligarmos o Huawei Mate 10 Pro a um monitor ou ecrã, este entre num modo personalizado para esse tipo de ecrã e que permitirá tornar o equipamento num computador.

Com esta funcionalidade, será mais fácil trabalharmos com o mesmo equipamento em qualquer lado, ao estilo do que a Microsoft sonha fazer com o Windows, mas numa vertente mais simplista, supomos. Esta é uma funcionalidade que ainda está no início, mas temos algum interesse em testar, já que termos um equipamento que dê para tudo, é o sonho de muitos. Poderá tornar o seu smartphone num touchpad e utilizar o ecrã como touchpad, com o teclado.

O EMUI 8.0 tem diversas funcionalidades novas, sendo que destacamos a divisão do ecrã para utilizar duas aplicações ao mesmo tempo, mas também todas as novidades do Android 8.0 Oreo, já que o Huawei Mate 10 Pro é o primeiro smartphone, após o Google Pixel 2, a ser lançado com o mais recente Android já instalado de origem.

Disponibilidade e preço

O Huawei Mate 10 Pro inicia a pré-venda no próximo dia 22 de outubro, sendo que só chegará ao mercado no dia 23 de novembro, e apesar de ter sido lançada uma outra versão do equipamento, o Huawei Mate 10 “normal”, apenas a versão Pro estará disponível em Portugal. Espera-se é que o Huawei Mate 10 Lite esteja à venda por cá.

O preço do Huawei Mate 10 será de 879,90€, o que coloca-o na mesma fasquia dos topos de gama, mas por exemplo, bem mais barato que o Galaxy Note 8.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui