Huawei já pode voltar a usar software da Microsoft

A proibição dos EUA para com a Huawei causa imensos problemas à marca, sendo que o que ganha maior relevância é nos smartphones e a relação com a Google é a que se tem mais falado, não é só nesse caso. Os computadores da Huawei utilizam Windows e, com esta proibição, também o lançamento de novos computadores estava em causa.

No entanto, há boas notícias para a Huawei em relação ao mercado dos computadores. A Microsoft confirmou à agência Reuters que o Departamento de Comércio dos EUA aprovou o pedido da empresa para uma exportação em de software “em massa” para a Huawei, o que permite que a Huawei possa voltar a lançar novos computadores com o sistema operativo da Microsoft.

“No dia 20 de novembro, o Departamento de Comércio dos EUA, a pedido da Microsoft, concedeu uma licença para exportar software de mercado de massa para a Huawei. Agradecemos a ação do Departamento em resposta a nossa solicitação “, disse um representante da Microsoft à Newswire num comunicado por e-mail.

A Microsoft não mencionou nenhum software específico como parte desta licença, como Windows ou Office, no entanto o texto sugere que a empresa obteve uma licença geral para exportar software de consumo para a Huawei, em vez de uma licença para um produto específico, o que permitirá que a gama MateBook seja anunciada em força e sem qualquer restição, como está a acontecer com os smartphones Huawei Mate 30.

Estas boa notícias vêm a calhar, já que a Huawei já tinha afirmado que teve de cancelar o lançamento de um novo produto da gama dos computadores devido à proibição.

Se a Microsoft tem permissão para vender qualquer software de consumo para a Huawei, isso significa que a marca chinesa poderá novamente oferecer o Windows nos seus novos computadores.

Mas ainda há outra área importante para os Huawei Matebook: a Intel, pois também foi afetada pela proibição da marca chinesa. O designer de processadores dos EUA confirmou no início deste ano que havia solicitado uma licença para vender chips de computador “de uso geral” para a Huawei, no entanto ainda não há confirmação de que esta licença já tenha sido concebida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui