Huawei 5G com algumas boas opções

Uma das decisões que o governo Britânico está a enfrentar de momento é se deve, ou não usar a ajuda da Huawei para a construção da sua rede 5G.

A decisão em causa, tendo em conta que tem que ser feita num campo do Concelho da Segurança Nacional, envolve o balanço entre riscos técnicos complexos com riscos geopolíticos e custos para a economia do país. Também se trata de um assunto onde o espaço para manobra é muito apertado, talvez devido a decisões que foram adiadas e modificadas ao longo de vários anos (ações que acabaram por fechar algumas opções para esta situação).

Toda esta situação iniciou, à mais de uma década quando a Inglaterra quis actualizar as infraestruturas de telecomunicações. Havia a intenção de usar equipamento da Huawei porque era mais barato. Poucas pessoas, na altura não apreciaram a decisão tomada.

Depois surgiram os boatos que a Huawei pode abrir portas para existir vigilância do pais ou mesmo sabotagem por parte da China (algo que a própria Huawei sempre disse que era impossível).

Passos foram tomados para garantir que se usasse outros fornecedores que se afastasse a Huawei de partes mais sensíveis. Segundo a história significa que os centros de inteligência da Inglaterra acredita que tem um maior entendimento que outras agências de como gerir o risco com a Huawei.

O código que a Huawei foi cuidadosamente avaliado pelo HCSEC (Centro de avaliação da cyber segurança da Huawei).

Os escritórios da Huawei em Inglaterra são apelidades de “A cela”. A segurança lá grande. Numa das salas com acesso a um computador que por sua vez tem acesso ao código da Huawei. Essa sala tem câmaras com video vigilância para prevenir acesso não autorizado.

Não houve provas de espionagem encontradas mas já existiram problemas. Por exemplo um relatório de 2018 incluída criticas sobre os standards dos engenheiros e o relatório de 2019 afirma que não existiu progresso nem existe planos para corrigir os erros anteriormente encontrados. Sendo assim o relatório de 2019 afirmou que só existe garantia limitada que a segurança poderia ser protegida.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here