HP é líder na venda de computadores em Portugal

O mercado dos computadores tem vindo a crescer desde o inicio da pandemia e parece que, atualmente, ainda se regista alguns efeitos. De acordo com os dados divulgados pela IDC, o mercado de computadores registou um aumento de 43,7% no último trimestre de 2021, quando comparado com o período homólogo.

Apesar deste número ser significativo, é bastante mais insignificativo quando comparado com o crescimento de 100,4% no quarto trimestre de 2020.

A marca que mais computadores vendeu foi a HP, com 169.853 unidades, o que representa um aumento de 136,8% face ao ano anterior. A Lenovo também cresceu a nível de vendas, ocupando o segundo lugar do pódio, com um crescimento de 173,9%, com um total de 105.960 unidades vendidas. Em último lugar deste pódio encontra-se a Asus que teve um crescimento de 71,9% e que comercializou 26.123 unidades.

No que respeita à Inforlândia teve uma queda significativa nas vendas, cerca de 44,9% (25.221 unidades vendidas), justificado pela entrega dos computadores ao Governo para a Educação.

Quanto aos notebooks também têm tido um crescimento significativo “Está a haver uma transição dos desktops para os notebooks, porque os funcionários do Estado também estão a trabalhar em casa ou em formato híbrido”, refere Francisco Jerónimo.

A HP e a Lenovo têm sido marcas da preferência do sector empresarial, o que justifica o crescimento no quarto trimestre do ano. Isto deve-se sobretudo ao teletrabalho e, até, ao trabalho híbrido, em que as empresas tiveram que se adaptar. “As empresas tendem a fazer uma atualização em escala, por ciclos, e não compras de mês a mês e estamos a entrar nessa fase”.

A quinta marca mais vendida foi a Dell, tendo crescido 67,2%, com 24,940 unidades vendidas.

“Não houve a urgência de adquirir equipamentos, mas houve a preocupação de trabalhar em casa e as empresas tiveram de renovar as máquinas por uma questão de segurança, para fazer o upgrade para o Windows 11. No entanto, também houve um grande background de encomendas que foram sendo entregues”, segundo Francisco Jerónimo da IDC.

Fonte: SapoTeK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui