HP Apresenta o Primeiro PC do Mundo com Plásticos do Oceano

A HP, membro da NextWave Plastics, anunciou o HP Elite Dragonfly, o primeiro portátil do mundo fabricado com plásticos do oceano. O HP Elite Dragonfly é o convertível profissional compacto mais leve do mundo, com um peso inferior a 1 Kg. O invólucro que protege o sistema de som foi concebido com 50 por cento de plástico reciclado, incluindo 5 por cento de plástico do oceano. A HP relevou ainda que, no Haiti, processou mais de 450 toneladas de garrafas oriundas do oceano como parte da sua estratégia de reciclagem.

O HP Elite Dragonfly é um dos três produtos HP concebidos com plásticos do oceano. Os outros dois são o HP EliteDisplay E273d, o primeiro monitor do mundo fabricado com plásticos do oceano, e os tinteiros originais HP, concebidos com garrafas de plástico recolhidas no Haiti. Até hoje, a HP já reciclou mais de 35 milhões de garrafas de plástico ou mais 450 mil toneladas de plásticos do oceano no Haiti para utilização nos seus produtos. Para assegurar que estes esforços continuam a dar frutos, a HP assume o compromisso de incluir plásticos do oceano em todos os novos desktops e portáteis HP Elite e HP Pro apresentados em 2020.

“Desde que se juntaram à NextWave Plastics no ano passado, a HP tem-se revelado um parceiro dedicado, e estamos muito entusiasmados por vermos como a nossa equipa lidera e faz crescer uma das mais eficientes cadeias de fornecimento do mundo, capaz de fazer uma real diferença na questão dos plásticos do oceano e de melhorar as condições da comunidade local”, disse Dune Ives, Diretor Executivo da Lonely Whale, a entidade que organiza a iniciativa NextWave Plastics.

“Atualmente existem mais de 86 milhões de toneladas de plástico nos nossos oceanos. Todos os anos, mais de oito milhões de toneladas adicionais são depositadas no mar. Estamos orgulhosos da forma como as empresas que se associam a esta iniciativa continuam a trabalhar com cadeiras de fornecimento viáveis comercialmente e operacionalmente – mantendo o plástico na economia e fora dos oceanos”.

Além de proteger os oceanos e o planeta, os programas de utilização de plástico do oceano da HP têm ainda a capacidade de criar novas oportunidades para desenvolvimento económico e educativo nas comunidades locais. No Haiti, a parceria da HP com a First Mile Coalition ajudou a criar mais de 1.100 oportunidades para os adultos no país e garantiu educação, comida e assistência médica a 150 crianças.

“A nossa estratégia para a economia circular passa por profundas alterações na produção para eliminar o desperdício e permitir um sistema para sustentar os níveis de consumo que temos, em harmonia com a natureza e com o nosso planeta, para assegurar uma verdadeira sustentabilidade para as próximas gerações”, disse Ellen Jackowski, Directora de Sustainability Strategy & Innovation, HP Inc.

“Há mais de 15 anos que utilizamos materiais reciclados nos nossos produtos e estamos muito contentes por alcançarmos mais um marco importante para proteger o nosso planeta e os nossos oceanos. Como parceiros da NextWave Plastics, trabalhamos urgentemente para inovar com uma estratégia de sustentabilidade embutida no core dos nossos produtos, e apresentamos com orgulho o HP Elite Dragonfly, o primeiro portátil com materiais de plástico do oceano.” Mais de 80 por cento dos tinteiros da HP e 100 por cento do toner das HP LaserJet contêm material reciclado.

Em Outubro de 2018, a HP juntou-se à NextWave Plastics, um consórcio mundial de empresas comprometidas com a massificação de uso de plásticos do oceano. As nove empresas internacionais da NextWave são orientadas pela Lonely Whale, uma premiada incubadora de ideias arrojadas para promover alterações profundas na nossa relação com os oceanos.

As empresas da NextWave estão devidamente alinhadas com a directiva SDG 14.1 das Nações Unidas, que visa impedir que se ultrapasse o máximo de 25.000 toneladas de plástico depositadas  no oceano até ao fim de 2025, o equivalente a 1.2 mil milhões de garrafas de água de plástico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here