Homem mais velho do mundo celebra 116 anos

Jiroemon Kimura celebra o seu 116.º aniversário
Jiroemon Kimura celebra o seu 116.º aniversário (Governo de kyotango/AFP)

O japonês Jiroemon Kimura é o homem mais velho do mundo com 116 anos de idade, celebrados hoje. O japonês recebeu, esta sexta-feira, o certificado de “homem mais velho do mundo” por um porta-voz do livro de recordes do Guinness.

Jiroemon Kimura nasceu a 19 de abril de 1897, em Quioto, no seio de uma família de agricultores. Hoje tem 116 anos, teve sete filhos, 14 netos e 25 bisnetos. Acorda todos os dias as 7h da manhã e faz apenas três refeições diária.

Hoje é um dia especial para este japonês, justificando uma visita do presidente da Câmara de Kiotango com uma mensagem do próprio primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe.

Em 2011 tornou-se o homem mais velho do mundo, depois da morte de Walter Breuning, aos 114 anos. Jiroemon Kimura era um antigo carteiro e atualmente vive com a mulher e um dos netos. Nos últimos tempos Kimura teve alguns problemas de saúde e foi hospitalizado duas vezes.

O homem mais velho do mundo faz apenas três refeições leves por dia, à base de arroz, batatas e abóbora, parando de comer quando se sente 80 por cento cheio. Não fuma e bebe pouco álcool.

O Japão é um dos países que apresenta a maior esperança media de vida do mundo. Atualmente tem 30 milhões de habitantes com mais de 65 anos, correspondendo a 24,1 por cento da sua população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui