Hey, Celia!: Este é o novo assistente pessoal da Huawei

A Huawei teve que se reinventar após os problemas que o governo dos EUA criou à fabricante chinesa e que obrigou a dispensar dos serviço Google, essenciais para termos uma utilização do Android de forma plena. Felizmente, a Huawei rapidamente começou à procura de alternativas e quase um ano depois deste problema começar, a fabricante chinesa está muito próxima da total independência da Google.

Já tinha lançado os Huawei Mobile Services, com o objetivo de substituir os Google Services e que são essenciais para um funcionamento do Android, sendo que, obviamente em apenas um ano, ainda falta algumas coisas para substituir. Mas não há dúvida que já estão no caminho certo e, apesar de ainda não termos experimentado nenhum equipamento sem os serviços da Google, parecem muito perto de já não serem precisos. E, agora, até o assistente pessoal já está a chegar à Europa.

Celia, é o nome do assistente pessoal da Huawei para Europa e que vem a acompanhar os novos Huawei P40, apresentados ontem e que, mais uma vez, vêm elevar a fasquia das câmaras mobile. Este novo assistente pessoal já permite efetuar muitas coisas, mas obviamente que ainda está muito longe do que a Alexa e do Google Assistant permite, como é normal.

No entanto, já oferece excelentes funcionalidades mobile, como fazer chamadas, marcar eventos na agenda ou mesmo saber o tempo. Poderemos afirmar que, segundo o que podemos ver pelas informações obtidas, está ao nível da Bixby da Samsung, o que é um excelente começo.

Uma funcionalidade que já faz e que alguns concorrentes ainda não o fazem é a tradução em tempo real, já que a Celia já suporta inglês, espanhol e francês. Aliás, é ainda apenas nestes países que o assistente pessoal da Huawei está disponível, no entanto, e tendo em conta o investimento da fabricante chinesa no desenvolvimento de substitutos dos serviços da Google, não deverá faltar muito a chegar a mais países (esperemos que Portugal em breve).

A Celia também chegará a outros smartphones da marca, já que está associada à mais recente versão do EMUI, a interface criada pela Huawei e baseada no Android, que já vai na 10.1. Dessa forma, deveremos ter o Huawei Mate 30 Pro e o Huawei P30 a também oferecerem a Celia, sendo que, por agora, ainda não sabemos se os antecessores a estes equipamentos terão essa mesma sorte.

Fonte: Huawei

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here