Helicóptero Ingenuity da NASA transmite imagens assustadoras de Marte

Era dia 18 de fevereiro de 2021 quando o  rover Perseverance chegou a marte, depois de ter a viagem ter durado cerca de oito meses. Passado um ano e dois meses, o helicóptero Ingenuity da NASA transmitiu de volta à Terra imagens assustadoras, mas incríveis, dos destroços do rover Perseverance da NASA que ajudaram a trazê-lo para o Planeta Vermelho no ano passado.

Na imagem abaixo, é possível ver uma “carapaça” que foi decisiva ao proteger o rover aquando da sua entrada em marte, tendo atingido uma velocidade de 126 quilómetros por hora.

Conforme relatado pela CBS News, o Ingenuity, que foi o primeiro helicóptero a voar noutro planeta, tirou essas 10 fotos aéreas coloridas dos destroços do Perseverance e a NASA acredita que as imagens têm “o potencial de ajudar a garantir aterragens mais seguras nos próximos voos até marte”.

O processo de aterragem é stressante tanto para os engenheiros que estão em terra como para os veículos que estão em contacto com condições extremas.

De acordo com a NASA, o Ingenuity está, neste momento localizada na cratera de Jezero, cuja  geografia é bastante diferente daquela que o helicóptero estava habituado e onde de acredita ter existido um lago e um delta. Há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, um rio desaguava num corpo de água do tamanho do Lago Tahoe, depositando sedimentos em forma de leque conhecidos como delta.

A equipa científica do rover acredita que este antigo delta do rio e depósitos de lagos podem ter coletado e preservado moléculas orgânicas e outros sinais potenciais de vida microbiana, razão pela qual esta tem sido a região de escolha para a coleta de amostras de rochas.

A NASA diz que a importância do voo do Ingenuity é obter dados precisos e valiosos, para que possa ajustar e criar versões aprimoradas de helicópteros, que ajudarão os cientistas a explorar o planeta vermelho no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui