HBO poderá ter partilhado histórico dos clientes com o Facebook

Apenas ontem a HBO Max, que é uma versão premium da plataforma de filmes e séries, passou a estar disponível em Portugal e mais 14 países, sobretudo europeus mas os próximos tempos poderão vir a ser conturbados para a empresa já que foi acusada de ter partilhada o histórico dos clientes com o Facebook, sem a permissão destes.

A HBO terá alegadamente, partilhado com o Facebook uma listas de clientes, permitindo que a rede social combine hábitos de visualização com os seus perfis.

Esta informação é especialmente interessante para o Facebook, já que poderá utilizar uma combinação de informações para redirecionar os anúncios para os seus utilizadores. A HBO ao disponibilizar esta informação sensível terá violado o Video Privacy Protection Act (VPPA) de 1988, de acordo com um processo instaurado à empresa.

A HBO, à semelhança de outros sites, informa os seus utilizadores que a plataforma, bem como os seus parceiros, utilizam usa cookies para fazer anúncios personalizados. No entanto, o VPPA exige um consentimento à parte dos utilizador para que seja feita uma partilhar do seu histórico de visualização de vídeo. “Uma política de privacidade padrão não será suficiente”, de acordo com este processo.

A HBO não foi a primeira empresa a passar por uma situação deste género, e, recentemente, a empresa que gere o TikTok teve de pagar uma multa de 92 milhões de dólares por violar o VPPA, na sequência de ter armazenado informações pessoais de utilizadores menores.

De momento, ainda não se sabe as reais consequências deste comportamento da HBO, contudo poderá motivar a que muitos utilizadores desistam do serviço, visto que os seus dados estão a ser comprometidos.

O que sabemos é que esta notícia irá, certamente, manchar o nome da marca, e visto que nesta área a concorrência é bastante forte, a HBO poderá sair fortemente prejudicada.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui