Hands-On — The Sims 4 e The Sims 4 Carnaval Streetwear: Review

The Sims 4 está apenas a dois anos do seu décimo aniversário, isto significa que em na indústria de gaming este título já pode ser considerado um clássico. Apesar da sua idade é um título que continua bastante sólido devido ao contínuo fluxo de atualizações, patchs e novo conteúdo.

Para quem se lembra de The Sims 4 no seu lançamento sabe o quão diferente o jogo era relativamente ao seu aclamado antecessor, The Sims 3. O quarto título da franquia não só possuía um visual menos realista, como também tinha em falta várias funcionalidades presentes anteriormente na franquia. No entanto, como o passar do tempo o novo estilo tipo cartoon tornou-se um ícone deste jogo e várias das funcionalidades ausentes também acabaram por regressaram à franquia.

User Interface

O UI é um dos elementos mais importantes do jogo, visto que nos dá várias informações relevantes ao jogo e, também nos permite controlar vários aspetos do nosso personagem e até do mundo que o rodeia.

Este elemento teve uma evolução significativa ao longo dos anos, através de atualizações e novos packs de expansão. Para novos jogadores pode ser certamente intimidante, especialmente se estes tiverem adquirido algumas expansões. Também devo admitir que existem certos elementos desta interface que nunca cheguei a usar ou uso com muito pouca frequência, o que me leva a ponderar se antes do próximo título da franquia o UI possa ser trabalhado de forma a ser mais amigável tanto para novos jogadores tanto para veteranos.

Gameplay

Como de costume a jogabilidade é divertida e cativante. Este é um daqueles jogos em que queremos jogar por apenas meia hora para passar o tempo, e acabamos por nos aperceber que passámos duas horas em frente ao monitor após construir com uma casa duas vezes mais detalhada do que aquilo que tínhamos em mente originalmente.

O fluxo constante de novo conteúdo adicionado ao jogo também ajuda significativamente este título a sobreviver no atual mundo gaming. Mas também ajuda a criar novas oportunidades de jogo.

O Live Mode, é o “modo de jogo” principal, onde o jogador pode controlar os seus Sims fazendo como progridam na carreira profissional, construam famílias, organizem festas e outros eventos sociais. No entanto, para alguns jogadores este modo é rapidamente substituído pelo Build Mode onde existe uma enorme coleção de possibilidades para construção de casas, edifícios comerciais e até locais ao ar livre.

Por fim, o Create-a-Sim também tem o seu próprio mérito. Como já referido The Sims 4 tem um visual menos realista do que o seu antecessor e isso é refletido no visual personagens presentes, no entanto, o modo de criação de Sims permite contrariar isto através de uma criação muito mais detalhada. A personalização de Sims é feita através da modelação das várias partes da cara e corpo do personagem com um sistema click-and-drag, oferecendo ao jogador muito mais controlo sob o aspeto dos seus personagens.

Conteúdo Extra e DLCs

The Sims 4 é conhecido por ter uma grande coleção de DLCs; desde simples packs de cosméticos, até expansões que adicionam novos lugares e um sistema dinâmico de clima e estações. Devo mencionar que The Sims 4 continua com um sistema de marketing que envolve vender conteúdo extra significativo em separado. Esta é uma estratégia que tem vindo a desaparecer nos últimos anos, visto que as grandes empresas optam agora por adicionar este conteúdo periodicamente de forma gratuita, cobrando antes em itens cosméticos.

Os packs de expansão são os mais recomendados, visto que adicionam novos e significantes modificadores de gameplay. É o caso de The Sims 4 Seasons, que adiciona um sistema dinâmico climatérico, um sistema de temperatura e ainda as 4 estações; podendo tudo isto ser personalizado ao gosto do jogador.

Outro recomendado é The Sims 4 Eco Lifestyle. Esta expansão adiciona um novo sistema de sustentabilidade, uma nova localização, uma funcionalidade de voto em planos do bairro e ainda tenta promover um estilo de vida mais ecológico.

No entanto existem alguns pacotes de conteúdo extra que são recomendados apenas para os que gostam de colecionar todas as DLCs do jogo, ou então para quem estiver muito interessado num determinado pacote. Estes acabam por refletir a já referida estratégia relacionada com a venda de cosméticos à parte e são muitas vezes rivalizados pela enorme quantidade de mods que existem disponíveis online sem qualquer custo adicional.

Carnaval Streetwear Kit

O novo Kit de cosméticos veio alegrar The Sims 4 com um estilo vibrante e ainda uma inédita participação especial. Tal como o nome indica esta DLC é dedicada ao Carnaval Brasileiro, maior e mais vibrante festa do Brasil. A equipa de desenvolvimento trabalhou ao lado do ícone brasileiro Pabllo Vittar, para criar 20 peças coloridas e vibrantes capazes de complementar o guarda-roupa de qualquer Sim festeiro.

Apesar do que mencionei anteriormente sobre os kits de conteúdo mais pequenos, devo admitir que esta é uma adição interessante ao jogo, e de todos os game kits já existentes este é o que mais recomendo.

No entanto, também devo mencionar que a etiqueta de 4,99€ para este DLC talvez é um pouco exagerada, visto que se tratam apenas de 20 cosméticos de guarda-roupa, não chegando sequer a incluir estilos de cabelo ou calçado. Para além disso certas peças de vestuário possuem um problema na forma como ficam colocadas nos personagens, parecendo mais largas do que aquilo que foi anunciado, sendo um problema recorrente em certos vestuários de The Sims 4.

Veredito

The Sims 4 é um jogo que continua a surpreender, seja com novas mecânicas, com novos cosméticos ou até com novos eventos. É um jogo que nos faz sempre querer voltar devido à sua enorme sandbox cheia de possibilidades. É verdade que continua com alguns problemas recorrentes, e algumas estratégias tomadas com o seu design ou com a distribuição do seu conteúdo já começam a mostrar a idade; mas chega a ser tão cativante que muitas vezes esquecemo-nos dos contras.

Ainda pouco sabemos sobre o seu sucessor, mas o estúdio Maxis deve certamente ter tirado notas com o desenvolvimento e constante suporte do quarto título da franquia que poderá aplicar no desenvolvimento de The Sims 5. No entanto alguns aspetos terão de mudar, tais como a urgente modernização de estratégias relativas a DLCs ou a omissão de conteúdo presente em títulos anteriores.

Se ainda não jogou The Sims 4 não espere mais, e se já o jogo tiver no seu carrinho de compras adicione também o Carnaval Streetwear Kit para oferecer aos seus primeiros Sims um visual cativante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui