Hands-on | Mafia: Definitive Edition — como está 18 anos depois?

O título Mafia: Definitive Edition está cada vez mais perto de ser uma realidade para a generalidade dos jogadores. Este é o mais recente projeto do estúdio Hangar 13 que se concentra na reprodução quase do zero do Mafia I original de 2002, na época feito pela Illusion. Mafia II e Mafia III sofreram processos de remasterização, pelo que Mafia I foi o único a ser refeito, sendo lançado no próximo dia 25 de setembro por 39,99€.

O jogo original foi lançado à 18 anos, como está a edição “Definitive” após tantos anos de evolução na indústria dos videojogos? O jogo está ambientado na cidade fictícia de Lost Heavennos anos 30, onde nos é contada a história de Tommy Angelo e a família dos mafiosos Salieri. É possível ver uma grande evolução comparativamente ao primeiro título — como seria de esperar.

Confira o nosso pequeno vídeo de aproximadamente 11 minutos de puros momentos gameplay do novo Mafia: Definitive Edition extraídos de um total de três horas de conteúdo disponível. Mesmo gravado em 1080p, é possível compreender as melhorias gráficas e da física do motor gráfico utilizado pelo estúdios Hangar 13.

O conteúdo aqui apresentado pertence ao pequeno conjunto de cinco missões, onde são mostradas algumas das mais icónicas cenas que fazem jus às missões originais do jogo de 2002. É simplesmente incrível como o estúdio Hangar 13, em conjunto com alguns elementos da Illusion Softworks conseguiram transpor para todos aqueles que jogar o jogo original toda uma magia extra à parte do efeito nostálgico de tudo isto. O facto de ter sido tudo reescrito, acrescenta muita alma a este jogo. Não se trata apenas de mais um remakeeste podia muito bem ser um jogo de 2020, especialmente por compartilhar o motor gráfico de Mafia III, lançado em outubro de 2016.

Mesmo sendo o jogo, um título de mundo aberto, este mantém-se numa linha narrativa sólida e linear, onde somos levados a concluir a história por detrás de Tommy Angelo. Para explorar a fundo a cidade de Lost Heaven, ainda teremos de esperar pela versão final do jogo, dado que esta é apenas uma preview-build.

Para além disso, todos os personagens e automóveis receberam uma atenção muito especial, garantindo que as texturas fossem quase fotorealistas mediante as possibilidades técnicas da equipa. Também a jogabilidade foi melhorada, ajustando as principais físicas do carro, atribuindo uma sensação de peso ao veículo (adequando-se à época do carro), num altura em que a maioria dos automóveis não atingiam grandes velocidades e eram bastante pesados (algo que também notámos em Mafia II, ainda mais depois da remasterização).

O brilho, os reflexos e a noção espacial (com destaque para as partículas no ar) são elementos que foram muito bem trabalhados pela Hangar 13, demonstrando o potencial de um jogo do passado, atualizado para os dias de hoje. Isto associado a uma maior dimensão de pedestres e automóveis dentro da cidade, conferindo uma maior imersividade. Esta que fica completa com a excelente implementação de uma proporção de jogo de 21:9, que dá um ar mais cinemático em monitores 16:9, mas em ecrãs ultrawide, conseguirá ver muito mais cenário de uma só vez — criando uma maior envolvência em o jogo e o jogador.

O próprio feedback dado pelas armas dentro de jogo, aproxima-se de alguns títulos de guerra no mercado, em termos de sensibilidade (só que num jogo em terceira pessoa), o que é bastante interessante e torna cada bala disparada, algo satisfatória, dentro de jogo. Claro, dado que estamos a jogar um jogo de gangues, não é verdade?

Por agora, resta-nos aguardar pela versão final do jogo que fica disponível já no próximo dia 25 de setembro, a partir do qual estaremos a desenvolver a nossa análise final à experiência de jogo, bem como, à narrativa como objeto de avaliação num todo. Continue a acompanhar-nos mais informações.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here