Hackers russos lançam ataques cibernéticos para roubar vacina do COVID-19

Enquanto os investigadores lutam para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, hackers russos vêm trabalhando para roubá-la, segundo disseram as autoridades do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá na quarta-feira.

Numa declaração conjunta do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido, do Estabelecimento de Segurança de Comunicação do Canadá e da Agência de Segurança de Infra-estrutura de Segurança Cibernética dos EUA e da Agência de Segurança Nacional, alegadamente hackers russos estão a realizar ataques cibernéticos contra os setores de saúde e energia na tentativa de roubar informações sobre os esforços para a criação de uma vacina contra o novo coronavírus.

As agências governamentais prenderam os ataques ao Cozy Bear (APT29), o mesmo grupo de hackers de inteligência russo por trás dos ataques contra o Comité Nacional Democrata durante as eleições presidenciais dos EUA em 2016.

“Condenamos estes ataques desprezíveis contra aqueles que estão a fazer um trabalho vital para combater a pandemia de COVID-19”, disse Paul Chichester, diretor de operações da NCSC no Reino Unido.

A pandemia atingiu países de todo o mundo, com mais de 13 milhões de casos confirmados (hoje, 16 de julho) e 585.000 mortes. Os casos continuam aumentando nos EUA, enquanto outras nações estão controlando seus surtos. Uma vacina para a doença terá um papel fundamental no fim da pandemia, e os pesquisadores estão correndo para desenvolver pelo menos uma.

Os países que podem não ter recursos suficientes ou pesquisadores para desenvolver uma vacina por conta própria aparentemente estão tentando roubar informações de países que trabalham numa vacina. EUA, Reino Unido e Canadá divulgaram mais detalhes esta quinta-feira, alegando que hackers russos estão usando ataques personalizados de malware e phishing contra pesquisadores de vacinas nos seus países.

“É completamente inaceitável que os Serviços de Inteligência Russos tenham como alvo aqueles que trabalham para combater a pandemia de coronavírus”, disse o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, em comunicado. “Enquanto outros perseguem os seus interesses egoístas com comportamento imprudente, o Reino Unido e os seus aliados estão a trabalhar no duro para encontrar uma vacina e proteger a saúde global”.

Fonte: CNET

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui