Hackers invadem Twitter da Associated Press e noticiam explosões na Casa Branca

twitter-keyboardA conta do Twitter da agência de notícias Associated Press encontra-se temporariamente suspensa desde o início da tarde desta terça-feira, 23, enquanto a agência tenta repôr a segurança na conta, que foi invadida por hackers.

Os piratas informáticos conseguiram aceder ao Twitter da AP e publicaram uma informação falsa que dava conta que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha ficado ferido em duas explosões na Casa Branca. O falso Tweet foi feito “após os hackers terem efetuado repetidas tentativas para roubar as senhas dos jornalistas”, confirma a Associated Press.

Apesar de publicado várias vezes, alguns indícios apontavam para a sua falsidade, nomeadamente o próprio formato do texto, que não condizia com as regras seguidas pela agência de notícias. A AP imediatamente eliminou o Twitt e suspendeu a conta, esclarecendo que tudo não passava de uma mentira.

Entretanto, o Syrian Electronic Army, que no ano passado invadiu a Reuters, já assumiu, via Twitter a autoria da mensagem, publicando uma hashtag a dizer “#ByeByeObama”. O Secretário de Imprensa da Casa Branca também confirmou que está dentro da normalidade. Apesar disso, o índice bolsista Dow Jone reagiu negativamente aos tweets de notícias falsas, caindo a pique.

Este é o mais recente caso de uma longa série de contas invadidas por hackers.

Associated Press twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here