Hackers atacam empresas portuguesas e pedem resgate

Hackers

Perto de uma dúzia de empresas foram atacadas nas últimas semanas por hackers, que bloquearam o sistema informático e exigiram resgates em bitcoins.

A notícia é divulgada pelo Diário Económico, que cita fontes da Polícia Judiciária. Segundo o site, o vírus ataca os computadores de funcionários e servidores, levando ao bloqueio do sistema informático da empresa. Para que o vírus entre no sistema basta um funcionário abrir algum anexo infetado, que rapidamente dá o acesso aos hackers.

Até agora, apenas particulares eram vítimas deste tipo de ataque, no entanto há duas semanas atrás, várias pequenas e médias empresas portuguesas foram alvos de ataques idênticos, sendo que algumas terão chegado a pagar o resgate, que é em bitcoins. Segundo a fonte da PJ, um dos resgates terá sido no valor de mil euros.

Para que o processo seja convincente, os hackers desbloqueiam partes do sistema, para demonstrarem que o controlam e reafirmam o pedido de resgate, indicando links onde é possível adquirir a moeda virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here