Hackers atacam computadores do Estado e pedem resgate

Stealing online information

Em fevereiro eram as empresas portuguesas alvo deste tipo de ataque, agora foram os computadores do Estado a sofrerem este tipo de ataques e a ser pedido um resgate para voltar a ter acesso ao computador.

A notícia é divulgada pelo Jornal de Notícias, que obteve a confirmação desta afirmação através do Centro Nacional de Cybersegurança (CNCS). Segundo a instituição, os ataques têm sido detetados em tempo útil, não tendo sido pago qualquer valor aos hackers. Segundo fontes da PJ, o CNCS tem enviado toda a informação para a Polícia Judiciária para que sejam abertos inquéritos para tentar detetar e deter os hackers.

Este tipo de ataque é feito, maioritariamente, através do envio de emails com ficheiros, sendo que assim que os ficheiros são abertos libertam um vírus que bloqueia o computador, tornando-o reféns. Para voltar a ter controlo sobre o computador, é necessário pagar um valor aos hackers, sendo que nada garante que o mesmo fique desbloqueado. No entanto, o mesmo é conseguido recorrendo a ferramentas específicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here