Hacker diz ter roubado dados de mil milhões de chineses

Um hacker terá roubado dados de mil milhões de pessoas online e colocou-os à venda por 191 mil euros. O pirata informático diz ter conseguido executar um dos maiores “assaltos” da história do digital.

Deste ataque resulta que informações de 80% da população da China estarão na posse deste hacker. Os dados pessoais roubados incluem nomes, moradas, locais de nascimento, números de cartão de cidadão local, números de telemóvel e registo criminal.

“Em 2022, a base de dados da Polícia Nacional de Xangai foi extraída. Esta base de dados contém muitos terabytes de dados e informações sobre milhares de milhões de cidadãos chineses”, alega o hacker nas redes sociais. O hacker (ou grupo de hackers), que apresenta o pseudónimo ChinaDan, está disposto a  devolver os dados às autoridades contra o pagamento de 191 mil euros.

A confirmar-se o ataque, a polémica vai ser ainda maior porque o crime pode ter sido cometido por um funcionário do Ministério de Saúde Pública de Shanghai.

Ainda não está claro como o pirata informático se conseguiu infiltrar na base de dados da polícia, embora se suspeite que tiveram acesso através de uma empresa de informática alojada na cloud Alibaba, chamada Aliyun, que alegadamente hospedava o banco de dados. O Alibaba disse estar a investigar o caso.

Entretanto, também Portugal foi alvo de um novo ataque cibernético. Desta vez, a vítima foi o Marino Boutique Hotel, em Lisboa.

Um hacker russo conseguiu infiltrar-se na conta do Booking da unidade hoteleira e começou a estabelecer contacto direto com centenas de clientes que, inevitavelmente, caíram no esquema. O ataque durou quatro dias e fez com que conseguisse roubar quase meio milhão de euros em reservas falsas.

Assim que acedeu à plataforma de reservas, o hacker colocou o valor de cada quarto a 40 euros por noite – sendo que o preço real ronda os 200 a 300 euros. Como seria de esperar, este valor super simpático atraiu muitos clientes e foram feitas mais de mil reservas em quatro dias.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui