Hacker cria app para Android que consegue dominar aviões

PlaneSploitHugo Teso é o nome do hacker que diz conseguir tomar de assalto e dominar um avião com apenas uma aplicação Android.

Teso é um consultor de segurança que também tem formação de piloto comercial e diz que desenvolveu uma aplicação Android que lhe permite controlar um avião ao seu belo gosto. A aplicação chamada de PlaneSploit ataca o sistema de gestão do avião.

A falha de segurança foi demonstrada na conferência Hack in the Boxm, que se encontra a decorrer em Amesterdão e onde Hugo Teso mostrou a sua aplicação, resultado de três anos de investigação. O hacker descobriu que a comunicação entre o avião e a torre de controlo é feita com pouca encriptação ou mesmo sem encriptação. Todo o material que necessitou para os testes pode ser encontrado no Ebay ou em sites do género, algumas peças por menos de 8 euros.

O programa faz a pesquisa dos alvos infiltrando-se nas emissões de rádio entre os aviões e as torres de controlo e usa depois um segundo sistema de comunicação para enviar as mensagens maliciosas que podem permitir o controlo total do avião, ou de uma forma indireta afetar o comportamento do piloto. A aplicação funciona diretamente do chão, não precisando sequer de estar dentro do avião.

A app foi criada apenas com o objetivo de mostrar o conceito e alertar para as falhas de segurança dos sistemas usados atualmente, e está programada para ser usada num sistema fechado virtual.

Certo é que a falha existe e este anúncio de Hugo Teso pode levar a que outras pessoas com intenções menos boas a tentem descobrir. Resta esperar que as empresas de aviação e de gestão do tráfego aéreo corrijam a falha o mais depressa possível.

Vídeo da apresentação:

httpv://www.youtube.com/watch?v=jjRzqGUFECI

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here