As sofisticadas ferramentas que o YouTube dispõe para detetar violações de direitos de autor não têm sido eficazes no momento de apanhar conteúdos, sejam eles música ou vídeos, que estão a ser transmitidos em direto de forma ilegal. A expressão deste fenómeno tem vindo a aumentar o que traz preocupações acrescidas para a gestão da plataforma, assim como para as autoridades.
O algoritmo de verificação de conteúdos que está por trás do YouTube é capaz de identificar um conjunto muito elevado de situações de vídeos ilegais e que vão muito além dos simples conteúdos piratas. A plataforma tem métodos eficazes de deteção de mensagens terroristas ou discursos de ódio, assim como material com conteúdo sexual.
Todo este avançado mecanismo de Inteligência Artificial tem-se revelado inoperante no caso de conteúdos transmitidos em direto com recurso à funcionalidade YouTube Live. Este facto fez já despertar o alarme, e esperam-se alterações profundas nos próximos meses no mecanismo que modera o YouTube.