Há um projeto para plantação de mil milhões de árvores através de drones

Há um projeto para plantação de mil milhões de árvores através de drones, no Canadá, até 2028.

As preocupações climáticas têm-se sentido um pouco por todo o mundo e não é caso para menos, já que os cientistas manifestaram a urgência em salvar o planeta. Para os menos convencidos da gravidade, os incêndios na Austrália mostram o planeta a desaparecer nas suas mais diversas formas de expressão: fauna e flora. 13 mil milhões de árvores desaparecem por ano, em anos “habituais” e em que certamente não entram os últimos registos devido aos incêndios na Amazónia e na Austrália.

O projeto Flash Forest desenvolvido por uma empresa no Canadá apresenta-se como de baixo custo e de alta eficiência. Se quisermos comparar com as técnicas de plantação tradicionais, os drones serão dez vezes mais rápidos. Quanto aos custos poupar-se-á bastante já que o projeto sairá 20% mais barato.

Recorrendo a drones o projeto consiste no uso de três destes aparelhos. Um drone irá mapear as melhores áreas de plantação, nomeadamente, as áreas que consomem maior quantidade de dióxido de carbono, um segundo drone será responsável por distribuir nutrientes para que as árvores possam crescer e um terceiro drone avaliará os progressos.

Um operador de drone é capaz de chegar ao fim do dia com 100 mil vagens de sementes plantadas. Cada vagem equivale a três sementes germinadas.

Alguns testes já foram feitos o ano passado com recurso a um mecanismo considerado de disparo manual. No passado mês de outubro fixou-se o último recorde com a plantação de 165 árvores em 3 minutos.

Por cá esperamos que o projeto saia rapidamente para a rua, ou melhor dizendo, para os campos e que se replique também noutros pontos do planeta. A tecnologia enaltece-se quando se coloca ao serviço da humanidade e de grandes causas como a recuperação de todos os ecossistemas da Terra.

Fonte: ArchPaper e Kickstarter

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here