Há um novo módulo laptop Intel 5G M.2 a chegar

A Intel afirma que também estão ´na forja´ mais de 30 designs preparados para 2022. Dada a lenta implementação do 5G em todos os EUA e grande parte do mundo, porém, não está claro se os consumidores médios realmente estarão a exigir 5G embutido nos PCs no próximo ano.

Entretanto, a mais recente CPU de 11ª geração da Intel permite que ultraportáteis cheguem a 5 GHz, e em um breve sentido, a Intel apresentou agora o seu novo desktop minúsculo NUC (Next Unit of Computing) de 11ª geração num briefing da Computex.

A PCMag informa que será o primeiro NUC a oferecer suporte a uma placa de vídeo de tamanho normal, tornando-a ainda maior que o NUC 9 Extreme foi visto na Engadget no ano passado. Esse modelo só podia conter GPUs menores de 8 polegadas, mas parecia uma troca decente por seu compacto tamanho.

À medida que o NUC fica maior, há claramente menos diferenciação de outros designs de PC neste fator de formatos pequenos. Anunciado numa Palestra da Intel Computex ontem à noite, o Core i7-1195G7 será capaz de atingir 5 GHz num único núcleo graças ao Turbo Boost da Intel Max 3.0.

E, como parte dessa ligeira atualização, a empresa também anunciou o i5-1155G7, que oferece algumas melhorias de velocidade em relação ao topo de gama anterior i5. Normalmente esperaríamos notícias ainda maiores da Intel na Computex, mas o evento virtual deste ano não tem o cachê dos habituais festivais de tecnologia de Taipei. (Pelo menos há algo, eu realmente perdi os eventos noturnos da Computex em 2020.)

Além de atingir 5 GHz, os novos processadores não trazem muitas surpresas. O 1195G7 ainda ostenta quatro núcleos e oito threads, e possui 96 núcleos gráficos Intel Xe como o 1185G7.

Basicamente, eles são uma maneira de entregar uma pequena atualização para PCs no outono. A série U de 11ª geração foi introduzida formalmente em setembro passado, portanto, ter um hardware mais recente poderia ajudar a Intel a competir melhor contra Chips ultraportáteis da série 5000 da AMD, sendo que agora computadores finos e leves finalmente cruzarão a barreira dos 5 GHz com o mais recente chip da série U de 11ª geração da Intel.

A Intel também anunciou o seu primeiro módulo 5G M.2, que foi desenvolvido junto com a MediaTek depois que a Intel vendeu seus ativos 5G para a Apple. Chamado de forma criativa de “Intel 5G Solution 5000”, será mais fácil para os fabricantes de PC conectar essa tecnologia sem fio em seus próximos laptops. O módulo suportará espectro mais lento de sub-6GHz, e aparecerá em laptops da Acer, ASUS, HP e outros ainda este ano.

O NUC 11 Extreme será alimentado por uma CPU da série H de 11ª geração, e então esperamos as atualizações de plataforma que acompanham esse chip, como velocidades PCI Express 4.0 e Wi-Fi 6E. Como isto ainda foi apenas uma provocação, ainda não há detalhes de preço ou disponibilidade.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here