Há cada vez mais pessoas a fazer pausas ou a abandonar o Facebook

O Facebook continua a perder utilizadores, especialmente entre as camadas mais jovens. Mas o “êxodo” também se está a estender a utilizadores mais velhos. De acordo com um estudo do reputado Pew Reserach Center, que se baseou numa amostra de utilizadores de Facebook com mais de 18 anos, concluiu que 4 em cada 10 utilizadores (42%) fizeram uma pausa no Facebook de “várias semanas ou mais” no último ano.

Um quarto das pessoas entrevistadas afirma que eliminou completamente a aplicação do smartphone.

Mais pormenores sobre o estudo

Este estudo foi conduzido nos Estados Unidos da América entre 29 de Maio e 11 de Junho. Assim sendo, o escândalo Cambridge Analytica ainda estava especialmente fresco na mente dos utilizadores. É uma consequência natural, após meses a ouvir falar da má gestão de informação do Facebook, que muitos utilizadores façam pausas ou eliminem totalmente a aplicação.

44% dos utilizadores entre os 18 e os 29 anos afirmaram ter eliminado totalmente a aplicação, contra apenas 20% das pessoas entre 50 e 64 anos. Para utilizadores acima dos 65, o número de utilizadores que eliminou totalmente a aplicação é apenas de 12%. Assim sendo, existe uma clara diferença de gerações no que concerne a abandonar totalmente o Facebook.

Mais do que 50% de todos os utilizadores questionados afirmaram que, no mínimo, ajustar as suas definições de privacidade durante o último ano. O Facebook acabou por ajudar a estas alterações ao ter tornado o ajustamento de privacidade mais fácil e intuitivo.

As preferências politicas não parecem ter sido um factor

Curiosamente, as preferências politicas dos inquiridos não parecem ser um factor que altere os resultados do inquérito. Tanto os republicanos, quanto os democratas, quanto aqueles que dizem não se identificar com um partido estão a abandonar o Facebook em números semelhantes.

Porém, tendo em conta as últimas acusações sobre o Facebook no que concerne a alegadas “censuras” contra vozes conservadoras, é possível que o próximo questionário da Pew possa apresentar resultados diferentes.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui