Dois mestres da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que pretendem manter o anonimato, criaram uma aplicação para Android como resposta à crescente insegurança e à escalada de assaltos que tem como alvo estudantes do Pólo universitário de Asprela no Porto.
A aplicação é baseada no Google Maps e serve para registo de zonas de risco onde possam ter ocorrido situações de assalto ou de violência e emitir alarmes quando confrontado com essas mesmas situações.
A aplicação necessita de uma ligação de dados ou de GPS para poder aceder à localização do utilizador e, caso exista alguma situação de perigo, será apenas necessário premir o botão SOS para emitir um pedido de ajuda que será enviado automática e instantaneamente para todos os utilizadores que estejam próximos da área, sendo também possível emitir uma notificação da aplicação no Facebook.
A Gunalert pode também ser usado para reportar potenciais zonas de risco com base em casos que tenham ocorrido recentemente, permitindo a inserção de pequenos textos que expliquem os motivos pelos quais seja aconselhável “não passar por ali”.
Segundo indicações da Play Store, a aplicação conta já com mais de mil utilizadores e está disponível para download gratuitamente neste link.