Guimarães recebeu mais de 2 milhões de visitantes

Guimarães 2012 recebeu cerca de 2 milhões de visitantes
Guimarães 2012 recebeu cerca de 2 milhões de visitantes

Guimarães em 2012, ano em que foi Capital Europeia da Cultura (CEC), atraiu à cidade 2 milhões de visitantes, um número que superou os 1,5 milhões de turistas esperados.

Guimarães, enquanto Capital Europeia da Cultura, recebeu cerca de 2 milhões de visitantes. Este número traduz-se num aumento de 106,5 % de visitantes e um aumento superior a 50 % nas vendas de comércio. A taxa de ocupação hoteleira ficou em 65 %, mais 27 % do que em 2011.

A Fundação Cidade de Guimarães revelou que cerca de 60 % dos visitantes atribuíram ao evento a razão da sua visita. O número médio de dormidas nacionais foi de três noites e dos estrangeiros cinco noites. Segundo os indicadores, 90 % dos visitantes gastou mais de 50 euros por dia e 90 % são turistas culturais.

O diretor-geral, Carlos Martins, explica que a “CEC está paga”. Dos 111 milhões de euros que a Guimarães 2012 recebeu de orçamento, 25 milhões foram destinados ao programa artístico, sendo o restante investido em equipamentos e obras de regeneração urbana.

Ao longo deste evento realizaram-se mais de dois mil eventos, envolvendo mais de 25 mil artistas e técnicos. Em palco, segundo a organização, estiveram 15 mil vimaranenses como protagonistas.

A opinião dos espetadores espelha a qualidade dos espetáculos realizados ao longo do evento em Guimarães. Segundo um estudo de públicos feito pela Universidade do Minho, 73 % dos espetadores consideraram a programação geral da Guimarães 2012 como “boa ou muito boa”, a par da restante massa populacional que considera “boa, muito boa ou excelente”.

Para o presidente da Fundação, João Serra, “Guimarães 2012 contribuiu para a melhoria de todos os indicadores de avaliação turística”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui