GTA V mostra um realismo incrível através de Inteligência artificial

Acredita-se que o nível de realismo no Grand Theft Auto V está a atingir um patamar mais incrível e eficaz do que nunca. A técnica usada para obter este resultado promete abrir caminhos para o futuro no universo gráfico dos jogos.

Kotaku relata que os pesquisadores Stephan Ritcher, Hassan Abu Alhaija e Vladen Koltun desenvolveram uma técnica que incorpora um nível impressionante de fotorrealismo ao jogo, recorrendo a machine learning – Inteligência Artificial (IA). O método não só adota cores mais naturais, como melhora os reflexos, ajusta a suavidade de textura da estrada e replica sutilezas ao visual, normalmente, hiper-vívido do GTA V.

A atualização visual exigiu uma nova abordagem para o melhoramento de IA. Embora o conceito de usar imagens do mundo real para guiar algoritmos nãos seja novo, os pesquisadores descobriram que os métodos existentes ou produziam artefactos ( e eram frequentemente “instáveis”) ou eram lentos demais para serem usados.

Frequentemente, havia uma grande lacuna entre a filmagem usada para treinar a IA e as cenas do jogo. O novo método utiliza fragmentos de aparência semelhante para oferecer melhores pontos de referência para aprimoramento, como carros e pessoas de aparência semelhante, enquanto mantém as taxas de frame relativamente altas.

Com base na IA, esta abordagem é a mais forte e consistente do que qualquer outra, no entanto o nível de fotorrealismo alcançado depende da disponibilidade de amostras. Ainda é preciso muito material para melhorar as cenas internas e, de outra forma, ter as atualizações em todos os aspetos do GTA V. E ainda há um impacto significativo no desempenho – o código não otimizado precisa de meio segundo de inferência, e isso acontece ao usar uma placa de vídeo GeForce RTX 3090 de primeira linha.

Os desenvolvedores acreditam que se pode integrar o sistema de machine learning aos motores de jogo para acelerá-lo. Nesse sentido, isso pode representar o futuro dos gráficos de jogos. assim como tecnologias como DLSS da NVIDIA estão a tornar os jogos em 4k mais viáveis, pode ver mais frequentemente os jogos a se basearem na IA para obter uma aparência fotorrealista que de outra forma seria difícil de conseguir.

Fonte: Kotaku

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here