Greve da NAV cancela e atrasa voos

Red Magic 6S

Os trabalhadores do setor de aviação e aeroportos, NAV, estão hoje em greve. Forma cerca de 21 os voos cancelados com partida e chegada a Portugal e mais de cem os que sofreram atrasos devido à greve. O aeroporto mais afetado está a ser o da Portela. Os trabalhadores da NAV estarão em greve entre as 07:00 e as 09:00 e as 14:00 e as 16:00 de hoje.

No aeroporto da Portela antes das 8h da manhã já tinham sido cancelados dez voos de partida, sete deles da TAP, e onze de chegada, quatro da TAP e cinco da EasyJet, segundo avança o Jornal de Notícias. Há mesma hora registaram-se atrasos e problemas em 40 voos de partida, 24 de Lisboa, 10 do Porto e 6 de Faro. O JN adianta ainda que 66 voos de chegada foram afetados com a greve, verificando-se mais consequências em Lisboa, em 50 voos, no Porto em 10 e no Algarve em 6.

A greve está presente em todos os estabelecimentos da NAV Portugal, incluindo o grupo ANA, a ANAM – Aeroporto da Madeira, a Portway, a TAP, a UCS – Cuidados Integrados de Saúde, a PGA, a Megassis (empresa de engenharia informática do grupo TAP), a SATA Açores, a SATA Internacional e a SATA Gestão de Aeródromos. Os trabalhadores da empresa Groundforce  – assistência em terra – não estão a fazer greve devido a um acordo sobre o Acordo de Empresa que está a ser cumprido.

O Jornal de Notícias avança ainda os motivos da greve por parte do SITAVA: “contra o não cumprimento dos Acordos de Empresa e o esbulho dos rendimentos, designadamente os subsídio de férias e de Natal, o trabalho suplementar, as anuidades/ diuturnidades”.

O representante da NSV – empresa responsável pela gestão do espaço aéreo português -, Carlos Felizardo, afirmou à agência lusa que a adesão entre as 7h e as 9h rondou os 100%. Além da paralisação desta manhã estão previstas paragens por parte dos trabalhadores da NAV entre as 14 e as 16 horas e as 21 e as 23 horas de hoje.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here