GranTurismo Folgore da Maserati será o seu primeiro EV

A Maserati está a lançar novos detalhes sobre o seu automóvel elétrico de desempenho de luxo GranTurismo, que foi redesenhado e que oferece algumas novidades sobre a próxima versão totalmente elétrica dele.

Anunciado em março, o GranTurismo Folgore será o primeiro EV da Maserati e será lançado antes do seu crossover elétrico Grecale anunciado no início deste ano. Tudo isto faz parte do plano da empresa em oferecer versões elétricas de todos os modelos Maserati até 2025 e no seu desejo em se mudar apenas para as vendas de veículos elétricos até 2030.

Hoje ficamos a saber que o trem de força do GranTurismo Folgore será apoiado por três motores elétricos de 300kW. Ele é construído numa arquitetura de 800 volts que permite que o carro carregue rapidamente a 270kW, semelhante ao Lucid Air e Porsche Taycan. A Maserati também está a lançar as duas versões a gasolina tradicionais do GranTurismo que ostentam motores V6 twin-turbo: o Modena e o seu homólogo de maior desempenho, o Trofeo.

No entanto, a Maserati não impedirá o desempenho do Folgore elétrico: o mesmo atingirá uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, superando ligeiramente o Porsche Taycan Turbo S de 2,8 segundos. Ele também pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 320km/h, quase o mesmo que os 321km/h reivindicados pela Tesla para o seu Model S Plaid.

O Folgore abriga uma bateria de 92,5 kWh (83 kWh utilizável) que tem as suas células dispostas de forma exclusiva em forma de T. O Folgore tem apenas cerca de 0.26m3 de capacidade de armazenamento na parte traseira, em comparação com os quase 0.31m3 das versões a gás.

Ambos os modelos EV e a gás parecem quase idênticos no que diz respeito ao aspeto por fora, exceto por diferenças óbvias, como nenhuma saída de escape no Folgore, bem como o que parece ser a tampa da porta de carga na parte traseira esquerda. Quanto ao interior, descobrirá que os bancos do Folgore são feitos de resíduos oceânicos reciclados, mas fora isso os GranTurismos têm basicamente os mesmos interiores.

Seguindo as tendências da indústria, a Maserati está a adicionar várias ecrãs para o motorista navegar. O motorista será recebido com um painel de instrumentos digital, um ecrã central de infoentretenimento, um “ecrã de conforto” para ajustar o ar-condicionado e até mesmo uma opção para um ecrã frontal que mostra informações no para-brisa à sua frente.

Mais detalhes sobre o Folgore elétrico, incluindo a autonomia projetada, data de lançamento e preços serão revelados num evento futuro, de acordo com a Maserati. A Maserati tem grandes planos para ter uma linha totalmente elétrica até 2025, mas ainda não disponibilizou nenhuma para venda.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui