A Grande Firewall da China começou a bloquear acesso por VPN

Red Magic 3S

click

A Grande Firewall da China é um sistema usado no país que limita o acesso à internet, no entanto havia uma forma de contornar a censura online através de VPN. Agora é mais difícil.

Cada vez mais a China tem limitado e censurado a utilização da internet aos seus habitantes, de variadíssimas formas como, mais recentemente, a limitação ao acesso do Gmail, o serviço de email da Google.

Apesar da limitação e censura imposta pelo governo chinês, uma forma de contornar esta situação era através de VPN, uma rede privada virtual. Estas redes privadas são, normalmente, usadas por empresas para que a informação circule de forma mais segura, utilizando a rede de internet. Na China, os utilizadores utilizavam VPNs estrangeiras para que pudessem aceder à internet sem limitações. Mas no início desta semana tudo mudou.

A partir de agora, apenas são aceites VPNs baseados na internet do país, o que é censurada pela Grande Firewall, portanto a forma de contornar esta censura é cada vez mais difícil.

Oficialmente, o governo chinês já comentou afirmando que este novo bloqueio tem como objetivo “manter a segurança do ciberespaço”. Segundo o Observador, um funcionário da MIIT diz que “O rápido desenvolvimento da Internet está a obrigar o Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação (MIIT) a utilizar novos meios para manter a segurança do ciberespaço e o seu estável funcionamento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here