Gran Turismo vai participar numa competição olímpica este ano

O Comité Olímpico Internacional será parceiro das principais Federações Desportivas Internacionais e editoras de jogos para oferecer o primeiro evento olímpico de sempre para os entusiastas de videojogos desportivos virtuais em todo o mundo – a Série Virtual Olímpica.

A competição irá decorrer de 13 de maio a 23 de junho de 2021, a série incentivará o desenvolvimento de formas virtuais físicas e não físicas de desporto, com foco na regulação da concorrência leal, respeitando os valores do desporto nestas formas virtuais, e chegando a novos públicos, em linha com as recomendações da Agenda Olímpica 2020+5 do COI.

O COI nomeou especialistas em desportos virtuais, DreamHack Sports Games, para o marketing e produção da Série Virtual Olímpica, para incluir federações internacionais e editores de jogos no Baseball, Ciclismo, Remo, Vela e Desporto Automóvel. O Comité Olímpico Internacional (COI) será parceiro de cinco Federações Desportivas Internacionais (IFs) e editores de jogos para produzir a Série Virtual Olímpica (OVS), o primeiro evento olímpico licenciado para desportos virtuais físicos e não físicos.

A decorrer antes dos Jogos Olímpicos ´Tóquio 2020´, o OVS terá início no dia 13 de maio, prolongando-se até 23 de junho de 2021. A Série Virtual Olímpica mobilizará os entusiastas do desporto virtual, esports e jogos em todo o mundo, a fim de alcançar novos públicos olímpicos, ao mesmo tempo que incentivará o desenvolvimento de formas físicas e não físicas de desporto, de acordo com as recomendações da Agenda Olímpica 2020+5 do COI.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou: “A Série Virtual Olímpica é uma nova experiência digital olímpica única que visa aumentar o envolvimento direto com novos públicos no campo do desporto virtual. A sua conceção está em consonância com a Agenda Olímpica 2020+5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação desportiva e promove os valores olímpicos, com especial enfoque na juventude.”

David Lappartient, presidente do Grupo de Ligação de Esports e Gaming (ELG) do COI e presidente da Union Cycliste Internationale (UCI), afirmou: “Em nome do ELG, bem como da UCI, estou muito feliz por estar envolvido no lançamento da primeira Série Virtual Olímpica. Algumas IFs têm iniciativas desportivas virtuais bem estabelecidas; e graças à cooperação entre o COI, os IFs e os editores, o OVS é um passo em frente emocionante para o mundo do desporto virtual e para o Movimento Olímpico”.

As seguintes Federações Internacionais e editoras de jogos farão parte da Série Virtual Olímpica:

  • World Baseball Softball Confederation (WBSC) – eBaseball Powerful Pro Baseball 2020, Konami Digital Entertainment
  • Union Cycliste Internationale (UCI) – Zwift, Zwift inc.
  • World Rowing – Formato aberto
  • World Sailing – Regata Virtual, Regata Virtual SAS
  • Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) – Gran Turismo, Polyphony Digital

E é assim que o Gran Turismo vai estar em destaque numa competição olímpica este ano Kazunori Yamauchi: “A Série Virtual Olímpica está prestes a começar.” O Gran Turismo foi selecionado como uma das suas competições. É a primeira vez na história que o desporto automóvel se torna parte dos Jogos Olímpicos.” Foi anunciada uma Série Virtual Olímpica (OVS) antes dos atrasos nos Jogos Olímpicos em Tóquio.

Começará no dia 13 de maio e decorrerá até 23 de junho. O Comité Olímpico Internacional aliou-se aos órgãos sociais de uma série de desportos para incorporar diferentes competições, com a FIA sendo um deles. Além de haver competições de basebol, ciclismo, remo e vela, o COI anunciou que haverá um elemento de automobilismo, e o Gran Turismo foi escolhido.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou: “A Série Virtual Olímpica é uma nova experiência digital olímpica única que visa aumentar o envolvimento direto com novos públicos no campo dos desportos virtuais. “A sua conceção está em consonância com a Agenda Olímpica 2020+5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação desportiva e promove o Valores olímpicos, com especial enfoque na juventude.”

O COI disse que cada competição irá garantir um formato que maximize a participação em massa online, e espera-se que os Jogos Virtuais façam impulsionar novamente o interesse pelo desporto antes do início do evento Tóquio 2020. Ainda não foram anunciados mais pormenores sobre o formato da competição Gran Turismo, mas a FIA está há muito envolvida na PlayStation Game’s Nations Cup and Manufacturers’s Series.

Gran Turismo já vendeu mais de 80 milhões de jogos desde que foi lançado em 1997, tornando-se a maior franquia playStation. O criador do Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, disse acreditar que o crescimento das corridas de sim era essencial para ajudar a sobrevivência do automobilismo mundial. “É algo que temos de fazer para garantir a sobrevivência dos desportos motorizados no futuro”, disse.

“Esta atividade, todas as diferentes coisas que estamos a fazer, é algo que é necessário para mantê-lo em andamento. Não estamos a trabalhar para derrotar ou ultrapassar os atuais desportos motorizados. Isto é tudo uma parte do esforço para mantê-los”.

Fonte: Gadgetcrutches

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here