Gráficos AMD do Samsung Galaxy S22 poderão derrotar iPhone

O envolvimento da AMD pode levar o próximo chip Exynos aos níveis de desempenho da Apple, deixando para trás os chips Snapdragon da Qualcomm para gráficos de ´performance´. Lembre-se, no entanto, que essa especulação baseia-se em supostos ´leaks´ de benchmarks, mas o funcionamento real do funcionamento do chip ´vida real´, continua por ser visto, e a confirmar. O ´leaker´ Ice Universe publicou supostos resultados do teste ´Wild Life´ no Twitter.

Os resultados do benchmark gráfico mostraram uma pontuação de 8.134 pontos com um FPS médio de 50,3. No que diz respeito a um telefone Android, isso é efetivamente impressionante.

A Samsung e a AMD parecem estar a chegar com algo bom para o próximo Exynos ´mobile system-on-chip´, e caso sejam publicados benchmarks, deverão ser acreditados. Também há rumores de que a Samsung estará a testar algumas configurações diferentes do Exynos, e poderemos ver os frutos desse trabalho em breve com o Galaxy S22.

A AMD é bem conhecida no mercado de PCs como rival da gigante da CPU Intel e da monstruosidade gráfica Nvidia. A empresa teve uma importante reviravolta nos últimos cinco anos e é a força por trás do que alimenta a Xbox Series X e a PS5.

É assim que agora a AMD uniu-se à Samsung para criar uma potência de GPU  móvel. Lembre-se de que esse benchmark não é apenas proveniente de um leak, mas também de uma única pontuação. Ice Universe ainda afirma que outros resultados variaram, ou seja esse número não será definitivo.

Outra coisa que o Ice Universe observa é que o chip que gerou esses resultados foi baseado em uma arquitetura Cortex A77. Isso poderá significar que a Samsung estava apenas a testar o desempenho do GPU sem se preocupar com o desempenho do CPU. É possível que o chip usado neste benchmark vazado nunca veja a luz do dia.

Então, o que essa pontuação significa? Para referência, o iPhone 12 Pro Max, o atual rei do desempenho em smartphones, marcou 6.618 ao usar o teste Wild Life. Esse telefone teve uma média de 39 frames por segundo. E o telefone Android mais poderoso até hoje, o OnePlus 9 Pro, marcou 5.756 com uma média de 34,47 fps. Como podemos constatar, esta GPU Exynos poderá assim perturbar o equilíbrio atual. O iPhone 13 com o seu chip A15 Bionic será lançado em breve, antes de um chip com esta nova GPU AMD. Mesmo assim, a diferença entre as pontuações que temos para o A14 e o que está aqui agora neste leak é gritante.

No Twitter, Tron mencionou quatro variantes do Exynos em testes. Dois deles usam o núcleo Cortex X1, um usa o novo Cortex X2 e o último usa o testado e aprovado núcleo Cortext A78. O X2 foi recentemente anunciado pela ARM com a arquitetura Armv9, e
promete um aumento modesto no desempenho em relação ao Cortex X1. Há muita conversa sobre o chip nesses relatórios, mas a essência é que uma das variantes Exynos da Samsung supostamente usa um Cortex X2 para o trabalho pesado (como jogos), e tem três outros grandes núcleos e quatro pequenos, muito parecidos com outros sistemas de chips ARM.

Especula-se que uma dessas amostras de teste Exynos pode acabar como o novo chip de gama média, possivelmente substituindo o Exynos 1080. Além disso, a AMD está a entrar em cena para fornecer os recursos de GPU para o próximo Exynos. Dois dos protótipos apresentam uma GPU de mRDNA com quatro unidades de computação. Considerando o sucesso da arquitetura RDNA da AMD em casos de uso de desktop e consolas, a versão móvel promete bastante. Uma das outras variantes tem um GPU com duas unidades de computação e o exemplo de teste final apresenta uma unidade de computação.

Embora tudo isso ainda sejam especulações e informações privilegiadas, não deixa de ser empolgante para futuros desenvolvimentos de telefones. Historicamente, os chips Exynos ficaram para trás em relação às ofertas do Snapdragon e nunca se aproximaram do que o silício da Apple pode fazer. É possível que qualquer que seja a configuração que a Samsung escolher – o que achamos que será a de Exynos 2200, refere o autor do artigo – irá alimentar pelo menos alguns dos modelos Galaxy S22. Isso pode significar que os próximos telefones Galaxy S da Samsung serão potências de jogos móveis.

Fonte: Tomsguide

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui