GPUs da Qualcomm passam a ter atualizações de Drivers através da Play Store

A Qualcomm está a realizar no Hawai o seu evento de apresentação e se já apresentou o novo Snapdragon 865, não deixa de anunciar novidades no segmento mobile, com drivers atualizáveis das suas GPUs nos seus processadores.

A partir do Snapdragon 865 e 765 (G), a Qualcomm lançará atualizações de driver para a GPU através da Google Play Store, sendo que irá facilitar, muito, a possibilidade de atualizar os drivers dos smartphones, da mesma forma que qualquer outra aplicação do seu equipamento móvel.

Uma atualização de driver de GPU é algo com que os utilizadores de computadores já estão habituados, já que fabricantes de GPU como NVIDIA e AMD realizam atualizações regulares de drivers das suas placas gráficas. Essas atualizações incluem patches de segurança e correções de bugs, mas, o mais importante, incluem otimizações de desempenho para jogos recém-lançados. Este é um dos motivos porque costuma haver atualizações de algumas GPUs quando são lançados alguns dos principais jogos, já que os novos drivers incluem otimizações de desempenho para esses jogos em particular.

Ora o que a Qualcomm pretende é levar esta experiência que até agora só era vista nos computadores, para o mundo mobile, permitindo que com estes patches possa haver melhorias e otimizações no desempenho dos smartphones para certos jogos mobile, em vez de o utilizador ter de esperar pelas atualizações de sistema do Android que, como sabemos, não acontecem tantas vezes como gostaríamos.

O Android tem a capacidade de atualizar componentes do sistema operacional como drivers individualmente há um tempo, mas a Qualcomm é a primeira fabricante a tirar proveito desse recurso.

No entanto, isto não é perfeito já que, infelizmente, a Qualcomm deixa para o fabricante do dispositivo testar e enviar as atualizações de driver para os seus dispositivos. Ora isso significa que os utilizadores poderão não receber as atualizaç~eos dos drivers e se olharmos para as atualizaçóes dos sistemas operativos feitos pelos fabricnates, talvez esta novidadade não venha a ser um grande benefício para grande parte dos utilizadores. Mas esperemos que as fabricantes façam o seu trabalho.

As atualizações também estarão disponíveis apenas para os recém-anunciados processadores Snapdragon 865 e 765 (G) que estarão disponíveis no início do próximo ano. Todos os futuros chipsets da Qualcomm também receberão esse recurso, no entanto nenhum dos modelos “antigos” irão usufruir desta novidade.

Ainda assim, como um todo, essas são boas notícias para dispositivos Android e, com sorte, fazem com que outros fornecedores de processadores também comecem a promover atualizações de drivers, separadamente. Infelizmente, isto ainda vai depender muito dos OEMs dos dispositivos e da regularidade com que eles decidem enviar essas atualizações. e, a verdade, é que não temos um grande feedback de grande parte dos fabricantes nesse sentido.

Fonte: Android Authority

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here