Governo vai mudar lei em breve para ter carros autónomos em 2019

Em abril, o Público noticiou que Portugal e Espanah tinham assinado um acordo para permitir os testes de carros autónomos nos dois países, criando corredores rodoviários para o efeito entre Portugal e Espanha. Ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins confirmou que deverão haver alterações à lei ainda este ano.

Foi durante o evento da Vodafone sobre o 5G que o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins falou sobre o assunto aos jornalistas, segundo o ECO.

Os primeiros testes de carros totalmente autónomos está a chegar a Portugal em breve, mas para isso também tem de haver alterações à lei que permitam que esses testes sejam realizados e isso irá acontecer durante este ano.

Segundo o secretário de Estado, para os testes se possam realizar em Portugal, tem de haver alterações de legislação em ermos de responsabilidade, de constituição de seguros e de clarificação de direitos e deveres que ainda não estão consagrados na lei. Só com essas alterações é que os testes de carros autónomos podem avançar.

Segundo o ECO, o secretário de Estaod afirmou que a iniciativa já está em estado avançado e que este teste pioneiro irá acontecer no início de 2019, sendo que se espera os testes ao abrido deste programa seja o mote para muitos outros testes relacionados com os carros autónomos.

Segundo o Público, o acordo assinado entre Portugal e Espanha prevê dois corredores rodoviários, um entre Porto a Vigo e Évora a Mérida e que deverão ser criados junto a estradas públicas, permitindo este tipo de testes em ambiente controlado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here