Durante a participação no programa da TVI24 Política Mesmo, esta segunda-feira, D. Januário Torgal Ferreira criticou a atuação do Governo de Pedro Passos Coelho que acusou ser “profundamente corrupto”.
“Há jogos atrás da cortina, habilidades e corrupção. Este Governo é profundamente corrupto nestas atitudes a que estamos a assistir”, disse D. Januário que acrescentou: “Nós estamos numa peregrinação em direção a Bruxelas e quando tudo estiver pago daqui de Portugal sai uma procissão de mascarados a dizer: vamos para um asilo, salvem-nos“.
O bispo das Forças Armadas não se coibiu nas apreciações que fez ao executivo atual, comparando os “anjos” de José Sócrates aos “diabinhos negros” de Passos Coelho. “Eu não acredito nestes tipos, em alguns destes tipos, porque são equívocos, porque lutam pelos seus interesses, porque têm o seu gangue, porque têm o seu clube, porque pressionam a comunicação social, o que significa que os anteriores, que foram tão atacados, eram uns anjos ao pé destes diabinhos negros que acabam de aparecer”, disse.
A postura crítica de D. Januário é sobejamente conhecida. Numa ocasião anterior, por exemplo, o bispo comparou Passos Coelho a Salazar.
A Igreja Católica já reagiu às declarações feitas por D. Januário, demarcando-se daquilo que considera ser “uma opinião pessoal”. “Certamente que os nossos bispos apelam sempre à justiça social, mas aqui trata-se simplesmente de declarações a nível pessoal”, afirmou, em declarações à Antena 1, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.
Quanto ao executivo português recusou comentar as afirmações do bispo das Forças Armadas.
Tudo verdade mas não pode esquecer todos os outros que deram cabo do PAÍS
subscrevo o que diz o bispo e não disse tudo
Gostei da declaração do Sr.Bispo.A verdade nunca deve ser escondida.
Ó Fernando olhe que dos outros tambem tiveram lá desta cõr
As verdades incomoda muita gente