Governo chinês elimina e censura webcomic com mais do que 10 milhões de seguidores

20 de Maio de 2018
2 Partilhas 91 Visualizações

A China baniu um dos webcomics mais populares do país. O site foi retirado da internet por ter feito uma piada com um herói comunista. Sob a alçada de uma lei passada a 1 de Maio no Congresso chinês para proteger os “heróis e mártires”, o conteúdo do site foi considerado ofensivo e eliminado.

O webcomic chamava-se Baozou e tinha mais do que 10 milhões de seguidores na rede social chinesa Weibo, assim como 245,000 subscritores no Youtube. Estes webcomics são tão populares que o 7723 está a ser transformado num filme pela Netflix, sob o nome Next Gen. Será um filme de animação produzido e lançado pela empresa de streaming americana.

O vídeo é de 2014

Baozou irritou os censores em 2014 devido a um vídeo em que é feita uma piada que se refere a Dong Cunrui, um soldado comunista que se suicidou durante a guerra civil chinesa para destruir um bunker nacionalista. O vídeo mostra uma pessoa com uma máscara de “rage face” a gozar com este soldado.

O vídeo foi novamente colocado online por um agregador de notícias chamado Jinri Toutiao.

Governo chinês exige às empresas digitais que apliquem a legislação

Os reguladores do governo chinês anunciaram na quinta-feira à noite que “convocaram os executivos de diversas companhias” ligadas à internet e que “pediram” que aplicassem as regulações do cyberespaço de forma estrita. A Weibo respondeu dizendo que eliminou 16 contas, incluindo a do Baozou, devido a demonstrações de desrespeito por heróis comunistas.

Não foi apenas esta página a ser eliminada

Para além do Baozou, também o agregador de notícias Jinri Toutiao foi visado pela censura chinesa, assim como a plataforma de vídeos Youku.

O CEO da Baozou acabou mesmo por pedir desculpas na própria noite. Referiu que a companhia se encontra bastante “agradecida” pelas críticas dos fãs e de outros medias, que sabem que existem “deficiências” na forma como a empresa se conduziu e que podem fazer “melhor” no futuro.

Fonte: The Verge

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
45 Visualizações
Destaques
45 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
23 Visualizações
Redes Sociais
23 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico