Governo brasileiro revelou senhas acidentalmente no Twitter

Os responsáveis pela administração e gestão das contas de redes sociais afectas ao governo brasileiro acabam de cometer uma enorme ‘gaffe’ ao partilharem com todo o mundo um ficheiro que continha várias palavras passe de acesso.

A fuga de informação aconteceu na conta de Twitter do Portal Brasil, o canal de comunicação do Governo Federal do Brasil para a divulgação de notícias em tempo real. O tweet continha em anexo um link para um documento no Google Drive com todas as senhas utilizadas pela equipa de comunicação do governo administrar e gerir as contas governamentais em variadas redes sociais. O documento inclui credenciais de acesso a plataformas como Facebook, Instagram e contas de e-mail do Gmail, tanto do Portal Brasil assim como da conta anexa ao Palácio do Planalto.

 O post foi rapidamente apagado pela equipa responsável pelo Portal Brasil apagou a postagem que trazia o link para evitar mais acessos, removendo em seguida o link para o documento do Google Drive.
O blog Radar On-Line, da revista Veja, avançou que uma das palavras passe era “planaltodotemer2016”. Uma palavra passe simples para um conta muito importante, além da simplicidade a senha contava com uma anotação a vermelho que dizia: “Não trocar a senha nunca”.

Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência brasileira informou que as senhas já foram trocadas e que o caso está a ser investigado internamente. Foram de imediato descartadas as possibilidades de se ter tratado de uma ação de pirataria informática.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here