Google vai permitir ao utilizador apagar dados de localização e histórico da internet

Não é segredo que o Google rastreia muitos dados sobre o utilizador, desde aos websites que visita aos vídeos assistidos, das coisas que os utilizadores pesquisam na internet e dos sítios onde esteve. A limpeza desses dados da sua Conta do Google exige que você acede às suas configurações manualmente cada vez que queria eliminar, mas isso vai mudar em breve.

Nas próximas semanas, o Google lançará um recurso para os utilizadores em todo o mundo que permitirá que eles definam essas informações para serem excluídas automaticamente a cada três ou 18 meses. “Trabalhamos para manter os seus dados privados e seguros, e ouvimos os seus comentários de que precisamos fornecer maneiras mais simples para o utilizador gerir ou excluir”, disse o Google em um post publicado na quarta-feira.

Por enquanto, esses controles irão chegar apenas ao seu histórico de localização e às atividades da Web e de aplicações, mas é a empresa acabe por permitir que este novo recurso chegue a mais áreas de dados que a empresa capta do utilizador.

A remoção dessas informações da sua conta do Google tornará o uso dos serviços do Google um pouco menos útil. Afinal, o Google usa os dados que colecta sobre utilizador para personalizar os seus serviços, recomendando restaurantes, filmes, músicas; adicionando lembretes ao seu calendário; dizendo se vai chover na sua cidade; e, claro, melhorar os anúncios que lhe apresenta.

Por outro lado, não há dúvidas que o simples facto que a Google permitir que o utilizador possa eliminar os dados que este anda a guardar sobre si, é um aspecto muito positivo para quem valoriza a sua privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here