Google vai encerrar o suporte para o Google Print a partir de 2021

O Google Cloud Print é um dos serviços mais antigos da empresa. Lançado em 2010, é um serviço que permite aos usuários conectar uma impressora local à nuvem para que você possa imprimir de qualquer lugar.

Foi útil como uma maneira para os usuários imprimirem a partir de dispositivos Chrome OS. Tecnicamente, o Cloud Print nunca saiu do status beta e agora o Google está oficialmente encerrando o suporte.

Anunciado em um documento de suporte, o Google diz que o Cloud Print não será mais suportado a partir de 1º de janeiro de 2021. Os dispositivos em todos os sistemas operacionais, incluindo Android e Chrome OS, não poderão mais usar o Cloud Print. Isso permite que os usuários, durante um ano, “identifiquem uma solução alternativa e executem uma estratégia de migração”, como o Google coloca.

O Cloud Print foi um ótimo método para imprimir não apenas no Chrome OS, mas também em telefones Android. Não requer uma impressora que possa se conectar à Internet. Tudo o que você precisava fazer era adicionar impressoras à sua Conta do Google a partir de um PC e, em seguida, imprimi-las no telefone ou no Chromebook.

A impressão no Android percorreu um longo caminho desde a introdução do Cloud Print, e o Google fala sobre como a impressão nativa do Chrome OS também foi aprimorada.

Algumas informações

Os seguintes recursos nativos de gerenciamento de impressão são atualmente ou serão suportados pelo Chrome OS até o final de 2019.

  • Interface do console administrativo para gerenciar milhares de impressoras baseadas em CUPS para usuários, dispositivos e convidados gerenciados (a tampa para 20 impressoras herdada foi removida) por unidade organizacional
  • Política do Admin Console para gerenciar padrões de impressão do usuário para frente e verso (frente e verso) e cores
  • Suporte para atributos avançados de impressão (grampeamento, bandejas de papel, impressão de pinos)
  • Política do console do administrador para incluir a conta do usuário e o nome do arquivo no cabeçalho IPP do trabalho de impressão em uma conexão IPPS segura, que permite recursos de impressão de terceiros, como impressão segura e rastreamento do uso da impressão
  • Política do console do administrador para gerenciar a impressão do código PIN, permitindo que os usuários insiram o código PIN ao enviar o trabalho de impressão e libere o trabalho de impressão para impressão quando inserem o código PIN no teclado da impressora

Os seguintes recursos de gerenciamento de impressão estão sendo desenvolvidos para o Chrome OS e estarão disponíveis antes da descontinuação do Cloud Print.

  • Suporte para servidores de impressão CUPS externos, incluindo autenticação
  • Política para configurar conexões com servidores de impressão CUPS externos
  • APIs para terceiros acessarem os metadados dos trabalhos de impressão, enviar trabalhos de impressão e recursos de gerenciamento de impressoras

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here