Google vai emitir alerta quando as pesquisas não são fiáveis

Na passada sexta-feira, o Google anunciou que os utilizadores vão receber um alerta quando fizerem uma pesquisa e os resultados apresentados não são muito confiáveis. Esta funcionalidade será especialmente útil quando um acontecimento acabou de acontecer ou quando se trata de um rumor.

No resultado de pesquisa irá aparecer um título onde se pode ler “parece que estes resultados estão a mudar rapidamente”, e ainda, “se o tema é novo, pode levar algum tempo até que os resultados de fontes fiáveis sejam adicionados”.

O aviso destina-se a que o utilizador entendam que se trata de uma informação suscetível  de ser alterada, pelo que incita-o a procurar mais sobre o assunto.

“Quando alguém faz uma pesquisa no Google, tentamos mostrar as informações mais relevantes e confiáveis ​​que podemos”, disse Danny Sullivan, representante do departamento de Pesquisa do Google. “Mas recebemos muitas coisas que são inteiramente novas”, acrescentou. No blogue oficial da Google pode ler-se: “embora a pesquisa tente mostrar resultados mais confiáveis, por vezes a informação 100% de confiança ainda não se encontra on-line”.

blank

Os alertas vão apenas estar disponíveis para alguns tópicos de pesquisa de páginas em inglês dos Estados Unidos, mas espera-se que, no futuro, seja estendida a outros idiomas.

Nas redes sociais, sobretudo no Twitter, as informações são espalhadas muito rapidamente, e esta foi uma forma encontrada pela Google para garantir que a informação é verdadeira, deixando os seus utilizadores mais seguros. Para a Google, esta é uma ferramenta de combate à desinformação.

O tema da veracidade das informações é cada vez uma maior preocupação por parte de diversas gigantes tecnológicos como o Facebook e o Twitter. Esta última plataforma, lançou, em 2020, uma funcionalidade que alerta os utilizadores quando as informações não foram verificadas, mostrando, desta forma, que poderá não corresponder à realidade.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here