Google vai copiar funcionalidade da Netflix no gaming

Velocidades mais rápidas de Internet e dados móveis estão a reduzir o tempo de espera para downloads de jogos e entretenimento. As duas formas de arte ajudaram as pessoas a superar os bloqueios, então faz sentido para as empresas de tecnologia e mídia aproveitem estas velocidades para melhorar a oferta para os seus clientes.

A Netflix fez exatamente isso, permitindo que os seus clientes possam iniciar um filme ou série assim quando começam a fazer download do programa, ainda antes de todo o vídeo estar disponível no seu dispositivo. Agora, o Google está a fazer o mesmo com os jogos para smartphone. A versão mais recente do Android permitirá que se inicie um jogo muito antes de concluir o download, novidade que poderá estar disponível no Android 12.

De acordo com o Google, a ideia passa por começar a reproduzir títulos da Play Store em apenas alguns segundos após o início do download. Mais especificamente, ele diz que os jogos estarão prontos para abrir pelo menos duas vezes mais rápido do que antes. Um exemplo mostra um jogo de 127 MB apto para jogar com apenas 20% de download. Por enquanto, os programadores podem se inscrever para uma versão beta desta funcionalidade, mas o Google diz que é muito provável que isto se venha a tornar no sistema padrão para jogos da Play Store.

blank

A gigante da tecnologia tentou derrubar algumas das barreiras em torno dos jogos digitais no passado. Em 2018 lançou o Instant Games, que permite testar o jogo antes de comprar o jogo e do processo de instalação completa. Enquanto o seu rival do Apple Arcade, o Play Pass, permite que os subscritores experimentem uma biblioteca de aplicativos por uma taxa mensal. Depois, há o Stadia, o serviço de jogos em nuvem promissor (mas ainda longe do ideal) do Google que acaba com os downloads de jogos.

De forma mais ampla, o recurso play-as-you-download chega num momento oportuno e “competindo” com uma funcionalidade que também já está presente nas consolas, o que é importante já que os jogos para smartphone começam a ter um enorme tamanho, como o Aspahlt 8 que precisa de 2 a 3GB ou as séries GTA para smartphone que precisam de 4 a 5GB de espaço livre.

Um estudo da Sensor Tower mostra que o tamanho médio do arquivo de jogos para smartphone aumentou em 76% nos EUA nos últimos 5 anos, por isso, esta oportunidade de os jogadores poderem iniciar o seu jogo sem ter de esperar vários minutos pelo download completo, é de muito agrado para todos.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here